Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Especialista explica o luto e sua diferença em relação as demais perdas

Psicólogo explica que além da morte de quem se ama, a perda de um emprego ou o fim de um relacionamento também podem desencadear o luto.

Se existe uma única coisa de que todos nós temos certeza na vida é sobre a morte. É claro que ninguém quer perder quem se ama, mas a vida sempre encerra o seu ciclo. É natural que o cônjuge, parentes e amigo de quem se foi se sintam tristes e melancólicos. Mas não há mal que dure para sempre.

Segundo o coordenador do curso de Psicologia da Faculdade Pitágoras, Rongno Rodrigues, as pessoas encaram a morte ou a perda de um emprego e até de objetos de forma distinta.Contudo, o “prazo” do lutodura, em média, de três meses a um ano. “Não é possível mensurar prazos e sentimentos. Cada pessoa irá vivenciar o processo de uma maneira única. Qualquer que seja a perda, independente se for de uma pessoa ou não, ela provoca o mesmo tipo de reação. Mas é preciso viver esse sentimento para conseguir encontrar forças para se adaptar a uma nova realidade”, diz.

A seguir, o especialista aborda os tipos de lutoe como as pessoas reagem a eles.

LUTO POR MORTE

A morte, apesar de esperada, nunca é bem recebida. Ninguém quer perder uma pessoa que ama. O luto por morte costuma ser o mais doído, e dependendo da relação que existia entre o ente falecido e quem está de luto, a sensação pode amenizar, mas em muitos casos, nunca é esquecida.

“A superação do luto ocorre gradativamente. A morte de alguém muito querido traz a sensação de perda da estrutura e necessitamos de espaço e tempo para sentir a dor da ausência, já que a pessoa ocuparáum mundo distante de nós. Sofreremos do mesmo jeito, mas é preciso ressignificar o sofrimento e com o passar do tempo, se o luto for bem vivenciado e entendido, ficarão as lembranças boas daquele ente que se foi e vamos recuperando a nossa energia e ânimo”.

LUTO POR EMPREGO

Há muitas pessoas que, quando perdem o emprego, se veem sem chão. “É normal haver autocrítica,sensação de não ser bom o suficiente, além da incerteza de não saber qual será o seu próximo passo na carreira. Mas reconheça esses sentimentos e sepermita senti-los, mas não se isole.Aproveite a oportunidade para fazer uma análise de sua postura profissional e da carreira até aquele momento”.

LUTO POR SEPARAÇÃO

Na separação de casais, costuma haver frustação: os dois indivíduos fizeram planos juntos, construíram uma vida conjunta. Quando se separam, há um misto de sentimentos, como raiva do par, frustração por “não ter conseguido fazer o relacionamento dar certo”, entre outros. “Compreender que ao longo da vida perdemos muitas coisas que amamos nos ajuda no processo de adaptação e entendimento a condição humana. O acolhimento e o apoio às pessoas que estão passando por este momento são fundamentais para a retomada do equilíbrio e da rotina”.

COMO LIDAR COM OS SENTIMENTOS?

Em qualquer vivência de luto, o indivíduo deve viver e entender as emoções. “O luto está ligado ao amor que temos pela pessoa que partiu. É importante vivenciar esse momento, inclusive procurar por explicações para a perda”.

Em todos os casos, o psicólogo recomenda dar um tempo a si mesmo para internalizar tudo que aconteceu e buscar uma rede de apoio para encarar os momentos tristes, além de não ignorar a dor. “Precisamos compreender que todos os sentimentos desse período são algo natural e necessário de ser vivido. A tristeza não deve ser vista como algo negativo, nesse caso, ela não pode ser evitada ou encoberta. É uma etapa do luto, a pessoa precisa senti-la para não travar a sua vida e aprender mais e com os seus sentimentos”.

Sobre a Faculdade Pitágoras

Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância.

Presente nos estados de Minas Gerais, Maranhão, Goiás, Ceará, Pará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Acre, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Paraná e São Paulo, a Faculdade Pitágoras presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos.

Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade Pitágoras oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

A Faculdade Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton. Para mais informações, acesse o site da Faculdade Pitágoras e o Blog Pitágoras.

Sobrea Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 829 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.168 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse o site da Kroton.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo