Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Atividade física após a gestação: prática beneficia recuperação do corpo e mente da mulher

atividade fisica gestacao - free pik atividade fisica gestacao - free pik

Além de representar mudanças severas na vida e rotina, puerpério também é marcado por drásticas alterações hormonais

O pós-parto é uma fase de mudanças complexas na vida e também no corpo da mulher. Além de exigir muito cuidado com o recém nascido, o período também representa drásticas alterações hormonais no organismo que podem aumentar os níveis de cortisol (hormônio do estresse). De acordo com especialistas em saúde e bem estar, a atividade física é uma das maiores aliadas para auxiliar a mulher nessa fase de grandes mudanças.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 10% das mulheres grávidas e 13% das puérperas apresentam um transtorno mental, e a depressão pós-parto pode atingir de 10 a 20% das puérperas. A American Psychiatric Association afirma que 8,5% dos episódios de depressão pós parto se desenvolvem no início da gravidez.

“Os exercícios físicos ajudam a evitar a depressão pós-parto, diminuem o estresse e colaboram para o aumento da disposição e a energia para as atividades. Outro benefício é fortalecer o abdômen e a pelve, o que facilitará no combate a flacidez da barriga e diástase” explica o personal trainer, educador físico e coach Tauan Gomes.

As atividades físicas beneficiam o corpo com tamanha intensidade, que podem ser até mesmo adaptadas para durante o período gestacional, respeitando as condições individuais de cada gestante. Durante os exercícios físicos, hormônios benefícios como a serotonina são liberados e os níveis de cortisol diminuem.

Quando é possível retomar ou iniciar a prática de atividades físicas? “O período normal indicado pelos médicos é de 15 dias para parto normal e 45 a 60 dias para cesariana”, pontua Tauan Gomes. O profissional salienta que a retomada de atividades físicas deve ser gradativa e individualizada conforme o quadro pós parto de cada mãe. A intensidade deve ser de leve a moderada, respeitando o limite e adaptação do corpo.

O período de amamentação exige cuidados: “atividade física intensa ou vigorosa no período de amamentação pode aumentar o nível de ácido láctico nos músculos devido ao stress pós treino e trazer cólicas ao bebé. Por isso, é sempre indicado que independente do nível de treino, por questão de segurança, as mamães realizem a atividade física após a amamentação, já com os seios mais vazios”, alerta o educador físico Tauan Gomes.

Segundo o personal trainer Tauan Gomes:“10 minutos diários de atividade moderada para mães que estão completamente destreinadas e não praticavam atividade física antes da gestação já é o suficiente e pode ser associado a práticas de caminhadas ou yoga - exercícios que ajudem a conectar e relaxar o corpo”, explica.

Acerca da rotina de exercícios físicos, Tauan Gomes indica que a mãe destreinada/sedentária pratique de 10 minutos a 30 minutos diários. A frequência deve ser de 3 a 5 vezes na semana. As atividades podem ser associadas em paralelo com atividades cardiovasculares, com acúmulo de 150 minutos semanais na frequência de 40 a 60% de intensidade da capacidade máxima.

Sobre Tauan Gomes

Tauan Gomes é personal trainer, educador físico, coach e especialista em treino online. Iniciou sua carreira como treinador em 2011 e continua se especializando desde então. Possui formação internacional pela International Coaching and Leaders Association.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo