Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Brasileiro é líder em preocupação com saúde mental

O Brasil está longe de ser uma sumidade nos rankings globais que retratam cenários socioeconômicos ou de IDH, mas por sermos o povo que mais se preocupa com a própria saúde mental. É o que mostra um estudo realizado pelo Instituto Ipsos, com sede na França. Segundo os dados, 3 em cada 4 brasileiros se preocupam frequentemente com o risco de sofrer um transtorno mental. Os brasileiros lideram o ranking, feito com 30 países.

Atrás do Brasil (75%), aparece a África do Sul, onde 73% da população pensa nas doenças mentais com frequência. Depois vêm a Colômbia (71%) e o Peru (68%). Na parte de baixo do ranking estão a China (26%), a Coreia do sul (31%), a Rússia (33%) e a Alemanha (39%) que menos se preocupam com os riscos. A média global, mostra a pesquisa, é de 53%.

Depressão, síndrome do pânico e ansiedade são apenas algumas das moléstias que mantêm a população em alerta, e, com razão, esse cuidado se intensificou desde o início da pandemia. “A quarentena mudou muito o comportamento e isso trouxe um impacto negativo. Houve um aumento preocupante de novos casos de transtornos mentais, por isso, o alerta é para que as pessoas realmente se preocupem mais”, explica Meire Rose Cassini, psicóloga e gestora do Serviço de Psicologia do Hospital Felício Rocho.

De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), só entre os meses de agosto e novembro do ano passado os novos casos cresceram 82%, e 70% dos pacientes com problemas mentais que haviam se recuperado tiveram de voltar às clínicas.

Para Meire, os principais motivos são socioeconômicos. “Muitos profissionais que lidam diretamente com pessoas que apresentam a saúde mental debilitada observam isso. São pacientes que perderam o emprego ou que viram sua renda prejudicada, ou ainda que sentiram o peso de ter o tempo de lazer reduzido. Os círculos familiares e de amizade já não são intensos como eram antes, e isso vai trazendo preocupações relacionadas às desigualdades e inseguranças econômicas e sociais gerando grandes impactos psicológicos”.

Para ela, a constatação da pesquisa realizada pelo Ipsos é um ponto positivo, pois coloca em cena a preocupação de grande parte da população, acena para o problema de saúde pública que merece atenção e da necessidade de medidas práticas para evitar e cuidar dos transtornos gerados. “A preocupação deve ser seguida de uma atitude proativa. Fazer um check-up regularmente, fazer exames. Não adianta pensar nas doenças mentais mas manter os hábitos insalubres que potencializam as chances de ocorrência. Mais do que se preocupar, é importante combater o problema”, conclui a psicóloga do Hospital Felício Rocho.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo