Brasil,

Excessos de final de ano: veja dicas para aproveitar as festas sem pôr a saúde em risco

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Flávia Ghiurghi
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Final de ano é época de confraternizações, Natal, réveillon, férias, muita comida e bebida! Mesmo quem é regrado o ano inteiro com a alimentação, não resiste à tentação e acaba se deixando levar pelas deliciosas iguarias, sem sequer pensar nas consequências. E aí que mora o perigo.

Um estudo da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, apontou que bactérias presentes em nosso sistema digestivo sofrem um impacto quando ingerimos alimentos ricos em gordura, por exemplo, e que a proporção entre bactérias benéficas e microrganismos prejudiciais pode ser alterada pela má alimentação

“Daí a importância com os cuidados, que podem evitar não só o excesso de calorias ingeridas, mas também problemas gastrointestinais”, afirma o nutricionista Eric Naegeli, especialista em Tecnologia de Alimentos e Suplementação, e coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento da Mix Nutri, indústria de alimentos funcionais e suplementos alimentares.

Segundo ele, os abusos podem causar até quadros mais graves de descompensações metabólicas, com elevação das taxas de glicose, colesterol, triglicérides e ácido úrico, aumento da pressão arterial ou ainda arritmias cardíacas pelos excessos de refrigerante; formação de cálculos renais e acidentes com o uso excessivo de álcool. O excesso de açúcar e sal pode também precipitar quadros de labirintites e tonturas, causando edema e elevação da pressão arterial.

A dica é tentar o equilíbrio, não se privando do prazer de comer e beber, mas com bom senso. Confira as dicas do nutricionista Eric Naegeli:

Seja seletivo e criativo nos pratos

Quem não gosta de um salgado? Esse é o tipo de item que está sempre presente em festas. Opte pelos assados, como empanadas, pães de forno, esfihas, empadas, quiches, entre outros. “Mesmo sendo calóricos, são mais saudáveis do que os salgados fritos, como coxinhas, quibes, croquetes, bolinhas de queijo, risoles, entre outros”.

No caso de sanduíches, é possível preparar desde o básico lanche de peito de peru, até optar por outros ingredientes, como alface, tomate, milho, cenoura picada, frango desfiado e queijo branco. Dê preferência ao pão light ou ao integral, rico em fibras. Evite usar molhos, maionese ou manteiga. Utilize outros ingredientes para realçar o sabor, como ervas e especiarias.

Nas ceias, dê uma volta na mesa antes de se servir e seja seletivo. Escolha poucos itens e coloque porções pequenas no prato. Se possível, tente equilibrar carboidratos com proteínas. Uma boa dica é começar com um farto prato de salada, que ocupará parte do estômago e induzirá maior saciedade. “Além disso, coma devagar. Existe um lapso entre a entrada do alimento no estômago e a comunicação com o cérebro. Comendo lentamente, aumentamos a sinalização de saciedade e, por consequência, ingerimos menos comida”, explica Eric Naegeli.

Segundo ele, outra questão é o excesso no consumo de comidas com alto índice de gordura e açúcar. “Quando o organismo não dá conta de processar altas quantidades dessas substâncias, pode ocorrer a chamada diarreia hiperosmolar. Trata-se de uma tentativa do corpo de rejeitar os alimentos ingeridos por incapacidade de digestão. Nesse quadro, a contração intestinal é estimulada pelo próprio organismo (em um movimento chamado peristalse), e sintomas como vômitos também podem se manifestar”.

Beba com responsabilidade

Bebida alcoólica nas festas de final de ano é praticamente uma tradição, até mesmo para quem não tem costume de beber. Dê preferência ao gim e ao saquê, que são menos calóricos. Se você não resiste a um bom vinho, escolha os mais secos. Se for de cerveja, prefira as de baixas calorias ou até sem álcool. “Em 100 ml, a cerveja sem álcool tem 24 calorias, enquanto que a alcoólica contém 43 calorias”, aponta Eric.

Mas, independentemente da sua opção, o álcool em excesso pode causar irritação da mucosa do estômago e esôfago, favorecendo gastrites e esofagites, úlceras e, eventualmente, sangramento digestivo. Além disso, pode acarretar hipoglicemia em razão do álcool diminuir as reservas de açúcar do fígado.

Uma alternativa é intercalar a bebida com água, já que o álcool favorece a desidratação do organismo por inibir o hormônio antidiurético, responsável por reter água no corpo.

“Se você tem o hábito de comer cereais, legumes, frutas e verduras; consome água com frequência; e pratica atividade física regular, não se prive de comer alguns alimentos que não estão na sua rotina. Apenas use o bom senso e tenha moderação. Assim, você não fica na vontade e nem prejudica sua saúde”, finaliza o nutricionista da Mix Nutri, Eric Naegeli.

Sobre a Mix Nutri

Presente no Brasil e exterior, a Mix Nutri tem a sede localizada em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, com linhas de produção que ocupam uma área total de 40.000 m², onde desenvolve e produz formulações funcionais, livres da adição de compostos geneticamente modificados (GMO FREE), livre de transgênicos, com a utilização apenas de estévia e sucralose em seus produtos. Com atuação no varejo alimentar e farmacêutico, a Mix Nutri desenvolve produtos de marca própria e também atua com a terceirização, em parceria com grandes redes nacionais e internacionais, principalmente na América Latina (Peru, Equador, Colômbia e Bolívia) e Europa (Suíça).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar