Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Veja como evitar a proliferação da Dengue enviando recipientes de tintas usados para reciclagem

Veja como evitar a proliferação da Dengue enviando recipientes de tintas usados para reciclagem - Divulgação Prolata Veja como evitar a proliferação da Dengue enviando recipientes de tintas usados para reciclagem - Divulgação Prolata

Não deixe de descartar corretamente os recipientes vazios. E mais: faça um furo no fundo de embalagens para evitar acúmulo de água

O início do verão, em 21 de dezembro, trará de volta a temporada das chuvas. Por um lado, este é um alívio para a crise hídrica que estamos atravessando, entretanto, ocorre o aumento da incidência da dengue, doença que pode levar à morte.

Nos últimos meses, pouco se falou sobre a doença, pois o foco era a pandemia da Covid-19. Contudo, os dados do Ministério da Saúde mostram que, somente em 2020, mais de 1 milhão de brasileiros foram acometidos pelo vírus da dengue, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, sendo que mais de 500 morreram.

Para prevenir a dengue, basta barrar a proliferação do mosquito, que também transmite a Zika e a Chikungunya: evitar que água limpa fique acumulada em pneus, vasos de planta ou qualquer recipiente que possa empoçá-la, como embalagens que acondicionaram tintas e vernizes.
a
De acordo com a engenheira de alimentos Thais Fagury, diretora da Prolata, associação sem fins lucrativos destinada à logística reversa do aço, os últimos meses do ano costumam ter o ápice da venda e utilização de tintas e vernizes, pois é o período em que as pessoas costumam reformar e pintar a casa. “Por isso, o cuidado deve ser ainda maior”, explica.

Para as latas de tintas e vernizes de aço, já foi estabelecido um sistema de logística reversa que permite o recolhimento do recipiente, que é então encaminhado à siderúrgica para ser revalorizado. “O aço é 100% e infinitamente reciclável”, destaca Thais. O sistema de logística reversa do aço envolve cooperativas e pontos de entrega voluntária (PEVs) instalados em lojas de material de construção e de tintas. Veja os endereços aqui: https://www.prolata.com.br/mercados-de-atuacao/pontos-de-entrega-voluntaria/

Os recipientes de tintas usados também podem ser descartados no lixo de recicláveis já que é classificado como resíduo comum pela Resolução CONAMA 469 e passíveis de revalorização. A sugestão da Prolata, para evitar que o recipiente acabe se transformando em um foco do mosquito da dengue, é fazer um furo no fundo da embalagem, o que evitará o acúmulo de água.

Sobre a Prolata

A Prolata é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2012, pela cadeia de valor dos fabricantes de latas de aço no Brasil. Iniciativa da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) e coordenação e patrocínio em conjunto com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (ABRAFATI) para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei no 12.305/10, e demais políticas públicas de âmbitos federal, estadual e municipal, o Prolata obtém recursos de seus associados e parceiros investidores, os quais são integralmente aplicados na manutenção e desenvolvimento de seus objetivos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo