Brasil,

Vamos combater a surdez, mas não só em novembro

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Daniela Passos
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Por Renato Prescinotto

Novembro é um mês com importantes datas relacionadas ao cuidado da saúde. Hoje vou falar sobre o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez. Embora a data mesmo tenha passado (10 de novembro), não há dia certo para combatermos a falta de informação e educarmos a população brasileira sobre saúde auditiva.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que um quarto da população global, ou seja, o equivalente a cerca de 2,5 bilhões de pessoas, terá algum grau de perda auditiva até 2050. Um quadro alarmante para um período de menos de 30 anos. Por que será que existe essa previsão?

A surdez pode ter diferentes graus, tipos, ser congênita ou adquirida e afetar pessoas de qualquer idade sob variadas formas. Seus prejuízos são diversos e, comumente, provoca alterações na comunicação com grande impacto na saúde e qualidade de vida, desenvolvimento acadêmico e relações de trabalho. Estudos indicam, ainda, que a perda auditiva está incluída entre as condições mais associadas à depressão.

Porém, a OMS destaca também que em cerca de 60% dos casos, a perda auditiva pode ser evitada quando se trabalha com prevenção e tratamento. Medidas básicas como vacinação contra rubéola e meningite, melhoria dos cuidados maternos e neonatais e tratamento precoce da otite média ajudariam na redução deste dado.

Além desses fatores relacionados à rotina médica, vale considerar que há outros complicadores advindos da vida moderna, os quais também podem ser gerenciados com simples medidas de prevenção, como utilizar fone de ouvido de forma segura, evitar exposição sem proteção auricular a sons muito altos ou ruído intenso e, sempre, manter hábitos saudáveis.

O bom é que temos o avanço da medicina do nosso lado. Além dos aparelhos auditivos, para casos extremos de perda auditiva neurossensorial severa ou profunda, que não tiveram respostas satisfatórias com o uso de próteses auditivas convencionais existe a alternativa do implante coclear – um tipo de tratamento que infelizmente alcança menos de 5% do total de pacientes que poderiam ser usuários dessa tecnologia, muitas vezes por questões de desconhecimento ou por falta de acesso.

Não podemos desistir jamais. É importante continuarmos conscientizando as pessoas sobre a importância dos cuidados com a saúde auditiva. Lembrando que quanto antes a perda auditiva for detectada, mais efetivo será o tratamento e melhor será a qualidade de vida do paciente, sem tantos prejuízos na comunicação, nos relacionamentos e no seu dia a dia.

Renato Prescinotto é otorrinolaringologista e professor do curso de Medicina da Universidade Santo Amaro, a Unisa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar