Hospital São Francisco na Providência de Deus inaugura serviço para internação psiquiátrica de adolescentes
A pandemia afetou a saúde mental dos brasileiros de todas as idades. Pesquisa recente do Fundo das Nações Unidas pela Infância (Unicef), em parceria com o Instituto de Pesquisas Cananéia (IPeC), revela que 56% dos entrevistados disseram que algum adolescente da casa apresentou pelo menos um sintoma relacionado à saúde mental, como mudanças repentinas de humor, alteração no sono, diminuição do interesse em atividades rotineiras e preocupações excessivas com o futuro. Esse cenário levou a direção do Hospital São Francisco na Providência de Deus (HSF), no Rio de Janeiro, a inaugurar uma nova ala no Polo de Atenção Integral à Saúde Mental (PAI) Papa Francisco, voltada exclusivamente ao tratamento e a internação psiquiátrica de jovens com idades entre 12 e 17 anos.
“Temos percebido uma demanda crescente de internação psiquiátrica nessa faixa etária e há uma insuficiência de leitos disponíveis para esse perfil da população no Rio de Janeiro. Isso nos motivou a direcionar a nossa expertise em saúde mental também a esse novo público”, explica Guilherme Costa, diretor médico do HSF. O PAI está completando 8 anos de atividade e é a única emergência psiquiátrica 24h com internação dentro de um hospital geral no Rio de Janeiro.
O PAI oferece atendimento psiquiátrico e multidisciplinar a pessoas com transtornos mentais e por uso de drogas, em casos em que haja necessidade de internação e cuidados integrais, como quando há ideação suicida com planejamento ou o paciente representa risco para ele próprio ou para outras pessoas. O Polo conta com uma equipe de médicos psiquiatras e clínicos exclusivos para o serviço. Possui ainda psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistente social, nutricionista, educador físico e equipe de enfermagem especializada. “Recebemos pacientes com os mais diversos transtornos mentais: psicóticos, pessoas com transtorno bipolar esquizoafetivo, de personalidade como Borderline, depressivos e/ou ansiosos, pacientes pós-tentativa de suicídio. Também damos suporte às famílias que muitas vezes também estão adoecidas e fragilizadas por conta dessas situações. Atendemos também pessoas com transtorno de uso de substâncias e dependências químicas, inclusive por uso abusivo/nocivo de psicotrópicos”, conta a psiquiatra e coordenadora do serviço, Lívia Guerra.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário