Brasil,

Especialista fala sobre a importância do contato pele a pele entre a família e o recém-nascido de baixo peso

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Andresa​ Bezerra Feijo
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

O Dia da Prematuridade (17 de novembro) chama a atenção para a ‘Separação Zero’ entre familiares e bebê durante a internação em UTI Neonatal

Na semana marcada pelo dia da Prematuridade (17 de novembro), estudos publicados na Biblioteca Cochrane (especializada em dados científicos) ressaltam a importância do método canguru (Kanguru mother care no inglês) e o contato pele a pele para o desenvolvimento do bebê recém-nascido de baixo peso. Conforme as informações do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MDH), o Brasil ocupa a 10ª posição entre as nações onde são registrados mais casos de nascimentos de prematuros.

A campanha desse ano leva o tema ‘Separação Zero’ e visa garantir o resgate da proximidade entre bebês prematuros e a família, especialmente, no pós-pandemia, em que diversas maternidades reduziram as visitas. Nicole Gianini, coordenadora do Centro de Tratamento Intensivo Neonatal (CETRIN) do Hospital e Maternidade Santa Lúcia, no Rio de Janeiro, fala um pouco mais sobre o tema.

A especialista explica que, na Santa Lúcia, mesmo durante o auge da pandemia, houve uma organização estrutural para que os bebês ficassem o máximo de tempo junto de dos seus pais. “Os dados científicos nos apontam que há todo um diferencial no processo de evolução clínica dos bebês, que recebem o contato do toque de seus pais. O não separar a família é uma estratégia que só traz benefícios, a exemplo de menores taxas de infecções, redução de ventilação mecânica, aumento da temperatura corporal e redução da dor”, observa a médica que leva no currículo mais de 30 anos de experiência e defende a separação zero das mães e o total acesso dos pais.

Gianini reforça ainda que, dependendo da situação, é avaliada também uma outra visitação, que poderá ser de alguém da rede de apoio da criança, irmãos, entre outros. “O bebê, em muitas situações, já reconhece a voz dos seus familiares e, mesmo a mãe tendo o ingrediente que faz toda a diferença, que é o leite materno, a presença do pai fortalece ainda mais o vínculo familiar. Nenhum tratamento supera a presença das pessoas mais importantes na vida desses pequenos”, enfatiza.

Sobre o método Canguru

De acordo com a especialista, trata-se de um modelo assistencial ao recém-nascido prematuro e a família, que permite o contato pele a pele o mais precoce possível. Nas fases iniciais, os pais tocam os filhos e, na sequência, as equipes de saúde orientam a posição canguru. “É um processo gradativo e crescente. Os pais precisam ter estímulo para tocar no bebê e colocá-lo na posição Canguru, o quanto antes, pelo maior tempo possível”, observa.

O Hospital e Maternidade Santa Lúcia faz parte da Rede Americas, no Rio de Janeiro e conta 80 leitos, entre eles o CTI adulto e o Centro do Terapia Intensiva Neonatal (CETRIN), dedicado ao atendimento de recém-nascidos de alto risco ou prematuros que necessitam de cuidados especiais, 24 horas por dia. Só no ano de 2021, mais de 150 altas de bebês de baixo peso e prematuros foram celebradas pelas equipes da instituição.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar