Startup lança teleambulatório psiquiátrico e faz mil atendimentos gratuitos para população LGBTQIA+
Iniciativa de medtech brasileira recebeu o Selo de Direitos Humanos e Diversidade da Prefeitura de São Paulo e deve ser ampliada
O cuidado médico de forma inovadora e com uso da tecnologia é uma das consequências da pandemia da Covid-19 no Brasil. Foi neste contexto que uma startup focada em soluções para medicina, lançou o Teleambulatório gratuito de Psiquiatria, com o foco em pacientes da comunidade LGBTQIA+. A iniciativa já contabiliza quase 2 mil atendimentos gratuitos em um ano. As taxas de depressão, ansiedade, suicídio, transtornos alimentares são maiores na população LGBTQIA+ se comparadas com as de outras pessoas. “Esta parte da população é vulnerabilizada para desfechos negativos de saúde mental por sofrer com estigma, discriminação e violência vivenciado pela LGBTfobia”, explica Saulo Ciasca, psiquiatra, coordenador da Pós-Graduação em Psiquiatria da Sanar e editor do livro Saúde LGBTQIA+: práticas de cuidado transdisciplinar. Ele é o líder da atividade, que faz parte do programa prático do curso.
Em outubro deste ano o projeto foi reconhecido pela Prefeitura de São Paulo e rendeu o Selo de Direitos Humanos e Diversidade. Iniciado em 2020, o teleambulatório conta com a participação de médicos alunos da pós-graduação de psiquiatria e médicos tutores contratados pela Sanar. Os pacientes foram cadastrados em uma parceria com a Aliança Nacional LGBTI+ e a ONG Mães pela Diversidade. As pessoas preenchem um formulário e é feita uma triagem para priorizar quem está em situação de vulnerabilidade e necessita de cuidados em saúde mental.
“O mais legal é que temos um ganho mútuo, é fundamental na carreira médica saber lidar com a diversidade e as formas de tratar cada paciente, levando em conta o contexto de vida. Os nossos alunos tem acesso a um atendimento em saúde mental para uma parcela expressiva da população, que não é comum em nenhum lugar do Brasil”, explica Ciasca. “É muito prazeroso fazer parte desta iniciativa, como médico, professor e uma liderança que atua no tema há alguns anos”, completa. A expectativa é que com a abertura de mais turmas o número de consultas seja ampliado, atingindo mais pessoas a partir do ano que vem.
Compromisso com a Diversidade
A Sanar é uma empresa de tecnologia focada em solucionar necessidades de médicos e médicas, com um portfólio de produtos, como os cursos de Pós-Graduação. “Temos um compromisso em facilitar a vida dos médicos para melhorar a qualidade da saúde no Brasil e a diversidade é para nós um valor inegociável. O teleambulatório faz muito sentido porque está alinhado com nosso propósito de promover saúde e respeito entre todas as pessoas”, afirma Tais Silveira, Head de Pessoas da Sanar. A premiação aconteceu em uma cerimônia realizada na cidade de São Paulo, na sexta-feira (29/10), para um número limitado de pessoas e respeitando os protocolos da pandemia.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário