Brasil,

90% dos pacientes de um otorrinolaringologista

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Andrea Feliconio Lima
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Um em cada três brasileiros não tem hábito de ir ao médico regularmente, segundo o Ministério da Saúde!

90% dos pacientes de um otorrinolaringologista, por exemplo, chegam ao consultório ou hospital já com a doença e sintomas avançados!

Revisão do carro, IPTU, material escolar, imposto de renda. São tantos compromissos anuais, não é mesmo? E a saúde fica para o segundo plano? Infelizmente, em tempos de pandemia, muitas pessoas fugiram dos consultórios e, paralelamente aos problemas mundiais que o COVID- 19 nos trouxe, um em cada três brasileiros não tem hábito de ir ao médico regularmente, segundo o Ministério da Saúde.

Mas será que só devemos consultar as especializações tradicionais como um cardiologista e ginecologista para fazer o check-up anual? A resposta é não, claro.

No caso do Otorrinolaringologista, por exemplo, 90% dos pacientes chegam ao consultório ou hospital já com a doença e sintomas avançados.

“ Infelizmente, é a cultura do brasileiro de postergar. No caso de rinite alérgicas, por exemplo, elas atingem cerca de 25% da população e o diagnóstico preventivo neste caso faz a diferença no tratamento e qualidade de vida dos pacientes. Temos ainda as apneias, que podem levar à morte. Prevenir é melhor que remediar. Segundo dados do Ministério da Saúde também, cerca de 50% da população brasileira se queixa de sono ruim e aproximadamente 30% da população adulta sofre de apneia do sono. Infelizmente, a maior parte dos pacientes - entre 85% e 90% -, convive com a doença sem receber o diagnóstico e continua sem tratamento”, explica Dr. Alexandre Colombini.

Segundo o otorrino, as avaliações periódicas vão desde os recém-nascidos em relação aos problemas congênitos, passando pelas crianças e fase adulta nas investigações de patologias, tumores, tabagismo e tratamentos de perda de olfato e voz ( principalmente aqueles profissionais que usam suas cordas vocais como instrumento de trabalho). Sem deixar de lado a terceira idade, com todas as peculiaridades e acompanhamento especial.

Fique atendo aos sinais e sintomas mais comuns: obstrução nasal, dor de cabeça, (cefaleia), dor na face, secreção nasal, sangramento nasal (epistaxe), dificuldade auditiva/surdez, zumbido, secreção no ouvido (otorréia), sangramento no ouvido (otorragia), dor de ouvido (otalgia), dor de garganta, rouquidão (disfonia), roncos. Procure o quanto antes um especialista.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar