Brasil,

Observatório brasileiro de cidades sustentáveis é apresentado na COP26

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bianca Torreão
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Em um debate sobre cidades com zero carbono com personalidades brasileiras e internacionais, o líder do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics) apresenta o Centro e seu projeto de sustentabilidade.

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) participa da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP26, apresentando o Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics). O encontro está sendo realizado na cidade de Glasgow, na Escócia, e até o dia 12 de novembro reunirá representantes dos 197 países signatários da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC).

O CGEE estará presente em um side event oficial da COP26, que acontece na próxima terça-feira (09), às 15h30 no horário de Brasília, ao vivo pelo canal da UNFCCC. O evento é promovido em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a República da Ruanda e a organização de sustentabilidade UrbanShift, com o objetivo de debater sobre a importância da governança de multinível para a promoção de cidades com zero carbono.

Esta edição da COP26 deve estabelecer as regras para mercado global de carbono, regulamentação do artigo 6 do Acordo de Paris, e definir as principais linhas de ações para a descarbonização da economia, em especial o financiamento para os países em desenvolvimento. O side event apresentará exemplos de governança multinível na prática, discutindo como os governos locais e nacionais, bem como a comunidade internacional, podem se unir para alcançar seus objetivos climáticos. O CGEE trabalha o tema por meio do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics), que será apresentado para os convidados e público do mundo inteiro na ocasião pelo líder do Oics e assessor técnico do Centro, Marco Lobo.

Conheça os palestrantes:

Marcelo Morales, secretário de Pesquisa e Formação Científica do MCTI;
Faustin Munyazikwiye, vice-diretor geral da Autoridade de Gestão Ambiental de Ruanda (REMA);
Matthew Brian Reddy, especialista sênior do setor privado do Global Environment Facility (GEF);
João Campos, prefeito de Recife;
Ladislas Ngendahimana, secretário-geral da Associação de Autoridades Governamentais Locais de Ruanda (RALGA);
Aaditya Thackeray, ministro do Meio Ambiente de Maharashtra, na Índia;
José Sarney Filho, secretário do Meio Ambiente do Distrito Federal;
Marco Lobo, assessor técnico no Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).

Sobre o Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis

O observatório consiste em uma plataforma virtual dedicada ao mapeamento e divulgação de soluções para ambientes urbanos, contextualizadas ao território nacional por meio de tipologias de cidades-região. Essa esquematização é fundamentada em seis temas, que são: água, resíduos sólidos, mobilidade, energia, ambiente construído e soluções baseadas na natureza. O CGEE desenvolve a iniciativa no âmbito do projeto CITinova, realizado pelo MCTI com financiamento do Fundo Global para o Meio Ambiente [GEF, na sigla em inglês] e gestão da ONU Meio Ambiente; com a parceria do Instituto Cidades Sustentáveis, da Agência Recife de Inovação (Aries), do Porto Digital e da Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal (Sema-DF).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar