Brasil,

Qualidade de vida, apesar da dor

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Alexandre Farid
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Clínica de Belo Horizonte especializada em tratamento de dor crônica traz alívio e cura para pacientes há mais de 40 anos

Como dizia o estoico Sêneca, há mais de dois mil anos, “as dores ligeiras exprimem-se; as grandes dores são mudas”. A batalha do ser humano contra a dor crônica ainda não foi vencida. Por mais que a ciência avance com o desenvolvimento de tecnologias incríveis de tratamentos médicos e novos medicamentos, o sofrimento de milhões de pacientes ainda persiste no mundo. Porém, alguns profissionais com visão mais holística sobre o assunto, ao considerarem também as emoções e hábitos de vida dos pacientes, conseguem obter resultados admiráveis. É o caso do doutor Geraldo Eugênio Richard Carvalhaes, médico de 78 anos que, há mais de quatro décadas, lida com o tema.

O relacionamento do doutor Carvalhaes com o tratamento da dor crônica começou há 40 anos. Ele sua atenção despertada para o tema durante uma pós-graduação cursada, no final dos anos 70, no Walton Hospital, em Liverpool, na Inglaterra, quando, pela primeira vez, presenciou um programa de atendimento especial, voltado para aliviar a dor de pacientes de câncer em estado terminal. Ao voltar para o Brasil, tornou-se um dos pioneiros nesse tipo de tratamento, ao fundar, nos anos 80, em Belo Horizonte, a Clínica de Dor, um espaço dedicado a trazer de volta a qualidade de vida de milhares de pessoas.

Doutor Carvalhaes estima que, atualmente, pelo menos 15 mil médicos trabalhem com esse enfoque no Brasil, muito pouco, diante das 60 milhões de pessoas (37% da população) que dizem sentir dor crônica, de acordo com estudo feito pela Sociedade Brasileira de Estudos da Dor (SBED). “A maior parte dos pacientes que recebo são encaminhados a mim por outros médicos que, apesar de terem curado suas doenças, não tiveram sucesso em sanar suas dores. Tratei, inclusive, de pacientes que, mesmo com membros amputados, continuavam a sentir as mesmas dores que os castigavam anteriormente”, revela.

A razão, segundo ele, está no enfoque do tratamento, muitas vezes incompleto. “A dor tem uma importante função. É ela que nos indica quando algo não está bem em nosso corpo e que precisa ser cuidado. Porém, muitos outros fatores estão envolvidos. Por isso, nem sempre basta tratar o sintoma. É preciso buscar a causa, que nem sempre é só física, podendo ser também emocional”, explica Carvalhaes.

Tão importante quanto a atenção à saúde física é a saúde mental das pessoas. Conforme aponta Carvalhaes, adoecimentos da mente têm crescido mundialmente e já estão entre as principais causas de incapacitações no século XXI. Infelizmente, muitos médicos não levam esses fatores em conta nas consultas e acabam por dar diagnósticos incompletos ou até mesmo equivocados. “Na China milenar já diziam que não existe doença, mas pessoas doentes. Por isso, precisamos conhecer a pessoa que está por detrás da dor de nosso paciente, conversar com ele, saber seus problemas, aflições, rotinas, vícios, alimentação, e não somente pedir exames e receitar remédios”, assevera.

Tratamento acessível a todos

Embora demande muita qualificação e maior tempo dedicado aos pacientes, tratar com um especialista em dores crônicas não é caro e pode ser acessível a uma grande parcela de pessoas, por meio de convênios e planos de saúde. A lista de doenças dolorosas passíveis de tratamento é bem extensa. Na Clínica de Dor, por exemplo, inclui: enxaqueca, hérnia de disco, cefaleias em geral, lombalgia, lombociatalgias, neurites, osteoporose, pacientes em fase terminal, polineuropatias, dor no câncer, , úlceras, herpes, dor osteomuscular e até dor da depressão, entre outras.

Sobre a Clínica de Dor

A Clínica de Dor foi fundada na década de 1980, sob a direção e coordenação do Dr. Geraldo Eugênio Richard Carvalhaes. Formado pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, é especialista em Anestesiologia, com formação em Clínica de Dor e membro fundador da Sociedade Brasileira do Estudo da Dor.

Desde sua fundação, a clínica procura manter a qualidade em seu atendimento, dentro de uma visão interdisciplinar, cujo relacionamento médico-paciente é compreender o sofrimento do paciente tendo como preceito fundamental que o médico deve curar às vezes, aliviar quando possível e consolar sempre. Por isso, sua abordagem é multidisciplinar, contando com parceria, inclusive, de psicólogos.

A Clínica de Dor Geraldo Carvalhaes fica em Belo Horizonte, na Rua Bernardo Guimarães, 2746, Bairro Santo Agostinho. Os telefones de contato são (31) 3337-3039 e (31) 3337-3516.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar