Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Dia Mundial do AVC terá programação especial de conscientização

Rede Brasil AVC promove atividades para adultos, crianças e profissionais de saúde

Na próxima sexta-feira, 29 de outubro, é celebrado Dia Mundial do AVC (Acidente Vascular Cerebral), problema que é a segunda maior causa de morte no Brasil. Ao longo de toda a semana, a Rede Brasil AVC, responsável pela campanha de alerta no Brasil, promoverá série de atividades online para conscientizar a população da importância de reconhecer os sinais do AVC para socorro e atendimento imediatos. As ações incluem atividades para o público infantil e profissionais de saúde, e poderão ser acessadas, gratuitamente, no site www.combatendooavc.com.br.

Durante um AVC, cerca de 1,9 milhões de neurônios morrem por minuto. Em alusão ao tempo precioso para evitar o comprometimento mais grave que pode deixar sequelas permanentes e diminuir drasticamente o risco de morte, relógios de várias partes do mundo estarão iluminados na cor azul, para alertar sobre a questão. Um deles será o relógio da Estação da Luz, em São Paulo, onde está sediado o Museu da Língua Portuguesa. No Rio de Janeiro, o Cristo Redentor também receberá a iluminação especial.

Confira a programação completa:

Dia 26 de outubro (terça-feira) – População em geral/Infantil

14h30-15h - Abertura da Campanha Mundial - Salve Minutos Salve Vidas, com a presidente da Organização Mundial de AVC e da Rede Brasil AVC, Sheila Cristina Ouriques Martins e o neurologista e presidente da Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares, Marcos Lange.

15h-16h - Crianças FAST Heroes: ensinando sobre o AVC de maneira divertida, com Anna Caroline Costa

16h-16h15 - Ted Talk - Falando sobre AVC, com Sheila Martins.

16h15-17h - Aula de Dança, com Joice Baungartem.

Dia 27 de outubro (quarta-feira) – População em geral

18h-18h10 – Boas- vindas, com Marcos Lange.

18h10-18h20 - O que é o AVC e como reconhecê-lo, com Octavio Pontes Neto.

18h20-18h40 - AVC tem tratamento - #AVCNaoFiqueEmCasa, com Fabricio Oliveira Lima.

18h40-19h - 90% dos casos podem ser prevenidos: quais são os fatores de risco e como prevenir o AVC, com Leticia Januzzi de Almeida Rocha.

19h-19h10 - Como conhecer o seu risco: riscômetro de AVC, com Kamilla Ronki.

19h10-19h25 AVC e COVID: o que sabemos? Como prevenir, com Gisele Sampaio Silva.

19h25-19h45 Tire suas dúvidas, com Marcos Lange.

Dia 28 de outubro (quinta-feira) – Público-alvo: Profissionais de Saúde

19h-21h - Global Stroke Alliance Especial - Capacitação para profissionais da saúde no atendimento do AVC, com coordenação de Sheila e Marcos Lange; e os moderadores Octavio Pontes Neto, Gisele Sampaio Silva, Leticia Rebello e Leticia Januzzi.

19h – 19h20 Atendimento pré-hospitalar do AVC - o papel do SAMU, com José Fiorot.

19h20 -20h10 Passo a passo do atendimento agudo do AVC, com Maramelia Miranda.

20h10-20h30 Preparando seu hospital para o atendimento ao AVC: Roadmap da World Stroke Organization para qualidade dos serviços de AVC, com Sheila Martins, Tony Álvarez e Taiana Saraiva.

20h30-21h Telemedicina para o AVC: casos de sucesso, com Leonardo Carbonera e Ana Cláudia.

Dia 29 de outubro (sexta-feira) – População em geral

11h45-12h - Abertura - Dia Mundial do AVC: Salve Minutos, Salve Vidas - Por que devemos agir rapidamente no atendimento do AVC, com coordenação de Sheila Martins e os moderadores Leonardo Carbonera e Ana Cláudia.

12h-12h10 - A importância do atendimento pré-hospitalar, com Viviane Zetola.

12h10-12h20 - Reconhecimento dos sinais de AVC, com Soraya Pulier.

12h20-12h40 - Atendimento de Urgência no Centro de AVC - AVC tem tratamento, com Clara Barreira.

12h40-13h00 - Prevenção é fundamental, com Letícia Rebello.

13h00-13h30 - Perguntas e Respostas

13h30 - Papel das Associações de pacientes na vida dos Sobreviventes de AVC, com coordenação de Leonardo Carbonera e Ana Claudia Souza; e apresentações de Sandra Issida, Solange Sillos, Orlando Oliveira, Cris Simões, Sheila Martins, Luciana Neves e Carla Moro.

13h30-13h45 - AMAVC (Associação Mineira do AVC)

13h45-14h - Ação AVC

14h00-14h15 - AAVCC (Associação Acidente Vascular Cerebral de Cuiabá)

14h15-14h30 - Associação Paulista

14h30-14h45 - RBAVC (Rede Brasil AVC)

14h45-15h - ABAVC (Associação Brasil AVC)

15h-15h15 - Pesquisa nacional “Tive um AVC e agora?”, com Adriana Foz.

15h15 - Perguntas e Respostas

Sobre a Rede Brasil AVC

A Rede Brasil AVC é uma organização não governamental criada em 2008 com a finalidade de melhorar a assistência multidisciplinar ao paciente com AVC em todo o país. É formada por profissionais de diversas áreas que, unidos, lutam para diminuir o número de casos da doença, melhorar o atendimento pré-hospitalar e hospitalar ao paciente, melhorar a prevenção ao AVC, propiciar a reabilitação precoce e reintegração social.

Sobre a World Stroke Organization (Organização Mundial de AVC)

A World Stroke Organization (Organização Mundial do AVC) é o único órgão global voltado exclusivamente para o AVC. Com cerca de 3.000 membros individuais e 90 membros da sociedade em todas as regiões do mundo, representa mais de 55.000 especialistas em AVC em ambientes clínicos, de pesquisa e comunitários.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo