Brasil,

Sangue Fraterno: campanha incentiva doação de sangue e cadastro de medula óssea em cinco estados brasileiros

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bruna Robassa
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde

Em Curitiba, mensagens de incentivo serão projetadas em fachadas de edifícios da cidade

Como forma de incentivar doações de sangue e cadastro de medula óssea, entre os meses de outubro e novembro, a campanha Sangue Fraterno visa atingir pessoas de mais de cinco estados brasileiros: Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Goiás e Distrito Federal. Em Curitiba (PR), mensagens de incentivo serão projetadas em fachadas de edifícios da cidade, em parceria com a Lumibike. O objetivo da mobilização é conscientizar sobre a importância das doações se manterem ativas durante todo o ano, já que a demanda é sempre alta e os estoques estão operando no limite. Segundo o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), uma única bolsa de sangue pode salvar a vida de até três pessoas e o ideal é que cada pessoa doe pelo menos duas vezes ao ano.

Conforme conta Elinéia Denis Ávila, Coordenadora de Marketing e Comunicação da Província Marista Brasil Centro Sul (PMBCS), instituição organizadora da campanha Sangue Fraterno, essa é uma iniciativa que surgiu entre os jovens Maristas integrantes da Pastoral Juvenil Marista (PJM) e do Laicato Jovem, de maneira informal, há cerca de seis anos. Desde 2019, ela vem sendo promovida de forma concentrada pela PMBCS. “Os Maristas são chamados a se colocarem a serviço do próximo, por meio da doação de sangue e do registro no cadastro nacional de medula óssea e também mobilizando outras pessoas a doarem. E neste ano, como ato de fraternidade, queremos incentivar toda a população a doar e ser um doador frequente", destaca.

Conforme lembra o coordenador médico do Hospital Cajuru, José Fernando Rodriguez, a demanda por sangue sempre é alta, seja por doenças crônicas, para pessoas que precisam de transfusões frequentemente, ou por perdas de sangue em traumas e acidentes. “Mesmo em tempos de pandemia, a demanda sempre esteve alta. O que a gente percebeu é que pelas restrições de circulação, as doações ficaram reduzidas e isso impactou sim o trabalho dos hospitais, porque independente da causa a demanda sempre existiu. Então agora, com as retomadas de atividades e circulação, a gente espera que os estoques voltem a sua normalidade”, destaca.

Segundo o profissional, momentos de sensibilização como esses são importantes não apenas para o aumento pontual das doações. “O que a gente percebe é que campanhas conseguem sensibilizar as pessoas a se tornarem doadores mais frequentes, e, isso sim, impacta de verdade para que os que precisam de hemocomponentes”, reforça.

De acordo a diretora-geral do Hemepar, Liana Labre de Souza, o momento é de alerta. “Precisamos de doação. Nosso estoque de plaquetas e hemácias está muito baixo. E com a chegada de feriados e finais de semana, a demanda aumenta, especialmente pelo número de acidentes. A ajuda da população é fundamental, podendo desta forma salvar vidas”, afirmou.

Sangue Fraterno

Anualmente, a campanha visa mobilizar colaboradores ligados a Província Marista Brasil Centro Sul e possíveis doadores nas regiões onde atua, sempre com o objetivo de impactar o maior público possível. Ao todo, são mais de 10 mil colaboradores atuantes em atividades religiosas, de saúde e educação em cinco estados brasileiros.

Para ampliar o alcance da campanha, a Unimed Federação do Estado do Paraná, que conta com mais de 11.052 médicos cooperados, 6.683 colaboradores e 1.550.937 beneficiários, também está colaborando na divulgação da campanha Sangue Fraterno em seus canais internos de comunicação e nas redes sociais.

Como participar da campanha

Homens podem doar sangue a cada 60 dias e no período de 12 meses até 04 doações e mulheres em um intervalo de 90 dias e no período de 12 meses até 3 doações. Quem estiver em condições de doar, deve entrar em contato com o banco de sangue mais próximo da sua casa para obter informações detalhadas e agendar a doação. Para quem doar nas unidades do Paraná, pode informar o código 1059 para identificar que realizou a doação motivado pela campanha. É possível contribuir com a Campanha Sangue Fraterno sendo um doador ou então ajudando a compartilhar essa ideia nas redes sociais, usando #sanguefraterno. Para mais informações sobre o local mais próximo para doação e demais dúvidas acesse a página da campanha: https://solidariedadequeaquece.marista.org.br/sangue-fraterno/

Serviço: Projeções Lumibike em Curitiba

Projeção 1 (já realizado):

Data: 14/10

Local: Prédios ao lado da praça Oswaldo Cruz

Projeção 2:

Data: 20/10

Local: Hemepar

Projeção 3:

Data: 27/10

Local: Hospital Marcelino Champagnat

Projeção 4:

Data: 04/11

Local: Próximo da praça do homem nú

Projeção 5:

Data: 10/11

Local: Av. República Argentina

Sobre a Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS)

A Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS) é uma unidade administrativa do Instituto Marista que foi idealizada em 1817 por Marcelino Champagnat, na França. Presente no Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e na cidade de Goiânia. A instituição atua em prol da missão Marista, que é ser farol que orienta e promove a vivência dos valores do Evangelho, do jeito de Maria, contribuindo para a formação de cidadãos éticos e solidários para a transformação da sociedade, com foco nos direitos de crianças e jovens. Saiba mais no site: marista.org.br.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar