Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Dia mundial da Osteoporose: Médica do Hospital Icaraí lembra que a doença acomete cerca de 200 milhões de pessoas em todo o mundo

Hoje, se celebra o Dia Mundial e Nacional da Osteoporose, campanha criada para chamar atenção à conscientização da prevenção, do diagnóstico e do tratamento da osteoporose, problema que, segundo dados da Fundação Internacional de Osteoporose (IOF) atinge cerca de dez milhões de pessoas no Brasil.

A osteoporose é a doença osteometabólica mais comum, sendo, muitas vezes subdiagnosticada e subtratada. É caracterizada pela diminuição da massa óssea, levando a um aumento da fragilidade e fratura óssea. As fraturas podem causar dor, incapacidade física, deformidades e redução da qualidade de vida. As fraturas de quadril são as mais graves, com aumento de 20% da mortalidade após o primeiro ano. Mais de 50% dos pacientes que sobrevivem a uma fratura de quadril são incapazes de manter a sua independência.

Segundo explica a Dra. Jaqueline Pais, médica endocrinologista do Hospital Icaraí, a causa mais comum de apresentação da doença é a osteoporose pós-menopausa, resultante do aumento da taxa de remodelação óssea, relacionada à deficiência de estrogênio, mas também de causas secundárias de perda da massa óssea, como corticoterapia, presença de fatores de risco como tabagismo, baixo peso, história parental de fratura de quadril e etilismo.

“A osteoporose pós-menopausa é um problema de saúde mundial, considerando o grande número de mulheres acometidas, e a prevalência crescente (em função do envelhecimento da população e os custos do tratamento)”, alerta a médica.

A osteoporose acomete cerca de 200 milhões de pessoas em todo o mundo e estima-se que, a partir de 50 anos de idade, cerca de 50% das mulheres e 20% dos homens sofrerão uma fratura osteoporótica ao longo da vida.

Pode ser classificada em primária, quando associada à menopausa ou ao envelhecimento, ou secundária, quando existe um fator causal bem estabelecido como medicações (principalmente glicocorticoides) ou outras doenças.

“É uma doença assintomática até a ocorrência de uma fratura por fragilidade, que é a principal manifestação da osteoporose, ocorrendo com maior frequência, em vértebras, seguidas por quadril e rádio distal. A densitometria óssea é o método de escolha, no diagnóstico de osteoporose e osteopenia”, complementa Jaqueline.

A médica lembra que o objetivo do tratamento é a prevenção de fraturas e que o tratamento não farmacológico envolve uma dieta saudável, prevenção de quedas e programas de exercícios físicos.

“Já o tratamento farmacológico inclui cálcio, vitamina D e medicamentos ativos no tecido ósseo tais com antirreabsortivos ou estimuladores da formação óssea”, finaliza.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo