Brasil,

Falta de desejo sexual pode estar ligado a problemas de saúde

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Flávia Ferreira
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Pesquisa aponta aumento da insatisfação sexual de 7,4% para 53,3% durante a pandemia

Segundo a pesquisa do UOL AD LAB, que avaliou como anda a saúde mental dos brasileiros e o que mudou na rotina, nos hábitos e na forma de pensar durante a pandemia, 28% responderam que o apetite sexual diminuiu nos últimos 12 meses, sendo que a ansiedade, o desânimo, o estresse, o cansaço e o nervosismo cresceram mais de 40%.

A médica, diretora-técnica da Higia Clinic, Márcia Simoes, afirma que o corpo e a mente estão diretamente ligados, quando o assunto é a saúde total. “A mente e o corpo foram muito impactados pela pandemia, com a mudança de rotina, o medo do vírus, preocupação com o desemprego e o aumento do estresse. Tudo isso impacta diretamente na libido”, afirma.

Porém, a falta de libido pode estar ligada também a problemas de saúde. Alterações na tireoide, hipertensão, diabetes, chegada da menopausa e doenças psíquicas influenciam diretamente na libido”, afirma.

Segundo a médica, o ideal é fazer uma avaliação dos níveis de vitaminas, minerais e hormônios, para ver se o corpo está em equilíbrio. A testosterona nos homens e nas mulheres é o hormônio que influencia a libido. “Hoje é extremamente comum os pacientes da clínica apresentarem alterações nesses hormônios, geralmente com níveis bem abaixo do normal para a idade”, lembra Márcia. “Alguns medicamentos, como a pílula anticoncepcional, antidepressivos, ansiolíticos podem desencadear a falta do desejo sexual. É importante avaliar juntamente com o médico para que seja feita a troca, alteração ou suspensão da medicação”, completa. Se o sintoma estiver ligado com alterações hormonais, é possível fazer a reposição dessas substâncias no organismo.

A falta do desejo sexual também está ligada, na grande maioria das vezes, a transtornos psiquiátricos, principalmente com a depressão e ansiedade. “A ansiedade aumenta a produção do hormônio cortisol, conhecido como hormônio do estresse, e tem como efeito alterar o metabolismo como um todo, o que pode impactar também na libido”, explica.

Márcia lembra, também, que homens e mulheres precisam se conhecer cada vez mais, o que agrada e o que buscam nas relações. “As relações sexuais liberam os hormônios do prazer e bem-estar, contribuem para o fortalecimento da autoestima, melhoram o sono e a memória, e são importantes para manter a saúde física e mental”. Dados de uma pesquisa da Universidade de Florença, na Itália, apontam um aumento da insatisfação sexual de 7,4% antes da pandemia para 53,3% durante a pandemia.

Outra fase em que essa alteração está muito presente é na menopausa, lembra a médica. “Se o paciente sentir uma diminuição no seu desejo sexual, impotência, não correspondência com o desejo do seu parceiro, dores durante o ato, ressecamento vaginal e dificuldades em atingir o orgasmo, deve buscar ajuda médica, pois é possível realizar tratamentos adequados e o paciente recuperar a sua autoestima e a qualidade de vida. Uma vida sexual ativa é muito importante para fortalecer as conexões amorosas”, lembra.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar