Brasil,

Queda na cobertura vacinal de crianças e adolescentes coloca saúde da população brasileira em risco

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ed Salles
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Campanha Nacional de Multivacinação, do Ministério da Saúde, recebe apoio do Movimento Esquadrão da Vacina, realizado pela Interfarma e a SBMF. Dia D acontece neste sábado, 16.

Fake news, grupos anti vacinas e o medo de eventos adversos são algumas das possíveis causas apontadas pelo Ministério da Saúde para a queda no número de crianças e adolescentes imunizados contra diversas doenças nos últimos 5 anos. A baixa procura pelos imunizantes disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde do país preocupa porque pode fazer com que doenças já controladas ou erradicadas retornem. Para mudar esse cenário, o Ministério da Saúde realiza desde o dia 1 de outubro a Campanha Nacional de Multivacinação de 2021, cujo objetivo é a atualização das vacinas para crianças e jovens menores de 15 anos. O Dia D será realizado neste sábado, 16 de outubro.

Preocupada em ajudar o país a atingir as metas da cobertura vacinal dos imunizantes disponíveis pelo Plano Nacional de Imunizações (PNI), a Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma) é uma das instituições que dão apoio à Campanha de Multivacinação do Ministério. Desde maio, a Interfarma realiza o Movimento Esquadrão da Vacina para reforçar a importância da vacinação na vida dos brasileiros a fim de evitar surtos de doenças.

2015 foi o último ano que o Brasil atingiu as metas de cobertura vacinal. De acordo com os últimos dados do Ministério da Saúde, o índice de cobertura vacinal vem caindo a cada ano. Entre 2015 e 2020, a queda na cobertura da vacina contra poliomielite foi de 22,9% e a da BCG, 30,4%. Entre 2019 e 2020, a variação foi de -9,9% e -15,7% para poliomielite e BCG, respectivamente.

O desconhecimento sobre a importância e benefício das vacinas, o crescimento dos grupos antivacinas e a circulação de fake News são alguns dos motivos que explicam a baixa procura pelos imunizantes. “O horário de funcionamento das unidades de saúde e até mesmo o sucesso das ações de vacinação realizadas pelo PNI no controle de doenças também são podem explicar a queda na cobertura vacinal, segundo o Ministério. Doenças que até então estavam erradicadas ou controladas, podem reaparecer, causando novos surtos ou epidemias”, explica Elizabeth de Carvalhaes, presidente da Interfarma.

“Não muito distante, tivemos um exemplo claro dessa consequência. Em 2018 registramos surtos de sarampo, doença que já tinha sido declarada eliminada do País e das Américas pela Opas e OMS (Organização Panamericana de Saúde e Organização Mundial da Saúde) em 2016. Não podemos deixar que ocorra novamente. Por isso, a Interfarma, por meio do Movimento Esquadrão da Vacina, apoia a campanha de multivacinação para atualização das vacinas de crianças e adolescentes”, continua a executiva.

Atualizar caderneta de vacinação

A Campanha Nacional de Multivacinação do Ministério da Saúde conta com cerca de 45 mil postos abertos para disponibilizar as doses dos 18 agentes imunizantes que compõem o Calendário Nacional de Vacinação da criança e do adolescente. Dentre as vacinas disponíveis pelo Sistema Único de Saúde - SUS estão: BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano). Todas essas informações estão disponíveis no aplicativo ConecteSUS.

Vale lembrar que o Brasil possui o maior programa público de imunização do mundo. Todos os anos são distribuídas mais de 300 milhões de doses de imunobiológicos e o PNI conta com 37 mil postos públicos de vacinação de rotina em todo o país. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as vacinas evitam entre dois a três milhões de mortes por ano. “Um dos maiores avanços contra doenças são as vacinas, elas são seguras e salvam vidas”, reforça Elizabeth.

Esquadrão da Vacina

O Movimento Esquadrão da Vacina é uma campanha nacional de conscientização sobre a importância da vacinação, idealizado pela Interfarma e pela Associação Brasileira de Medicina Farmacêutica (SBMF). Durante o primeiro semestre de 2021, realizou ações de conscientização em 12 comunidades: Rocinha e Maré (Rio de Janeiro); Paraisópolis e Heliópolis (São Paulo); Coroadinho e Vila Embratel (São Luís); Casa Amarela e Ibura de Baixo (Recife); Vale das Pedrinhas e Nova Sussuarana (Salvador); Cidade de Deus e Jorge Teixeira (Manaus). Para chamar atenção dos pais ou responsáveis pelos menores, o “Esquadrão da Vacina” utilizou outdoors e panfletagem, spots em rádios comunitárias, carros de som e displays em 120 pontos comerciais das comunidades.

Ação de conscientização realizada em comunidades.

Para mais informações sobre calendário vacinal e vacinas indicadas por faixa etária, acesse www.esquadraodavacina.com.br.

Sobre Interfarma

Fundada em 1990, a Interfarma (Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa) representa no Brasil 50 farmacêuticas responsáveis pela inovação em saúde, com viés científico e tecnológico. A Associação atua propondo soluções conjuntas para a sustentabilidade dos sistemas de saúde, e ainda é responsável por produzir materiais para os servidores e técnicos públicos para muni-los com o máximo de informações e tendências mundiais sobre o setor. Hoje, por meio de suas associadas, a Interfarma contribui para trazer para o Brasil tecnologias capazes de acelerar novos tratamentos e incorporá-los aos Sistemas de Saúde (SUS e Suplementar), proporcionando longevidade e qualidade de vida aos pacientes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar