Brasil,

Manual da Gestação Segura

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliana Sampaio
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Manual da Gestação Segura

Dr. Renato Sá, chefe do serviço de cirurgia fetal da Perinatal/ Rede D’Or, aborda sobre a saúde das gestantes nesse período da pandemia

Dados atualizados da pandemia mostram que mais de 72 milhões de pessoas estão totalmente imunizadas, com a primeira e segunda dose da vacina contra Covid-19. Dentre os grupos de brasileiros, estão as gestantes e puérperas. De acordo com o Ministério da Saúde, 500 mil grávidas e parturientes, com comorbidades, já estão vacinadas. No entanto, segundo o Dr. Renato Sá, chefe do serviço de cirurgia fetal da Perinatal (Rede D'Or) e presidente da SGORJ, explica que ainda não é o momento de relaxar nos cuidados. “Não vale a pena arriscar, em especial porque a gravidez dura um tempo restrito, sendo mais garantido manter o isolamento social neste período”. O especialista ainda lembra que algumas grávidas por possuírem complicações clínicas, como diabetes e hipertensão, precisam estar atentas, pois nessas situações o risco aumenta com a Covid.

Mas quais os riscos efetivos de estar grávida e ser infectada pela doença? O médico expõe que o problema está no desconhecimento a médio e longo prazo para o bebê. Estudos estão sendo realizados justamente para entender qual impacto do contágio nas crianças - mas as pesquisas ainda não são conclusivas. Outro fator importante é a dificuldade de ventilar uma gestante adequadamente, caso seja necessário. As alterações fisiológicas que acontecem na gravidez como o aumento do volume do abdômen materno e o tamanho do bebê podem desfavorecer a paciente diante do procedimento. “Vale lembrar que existe uma associação da Covid com tromboses vasculares e a gestação, por si só, já tem um risco aumentado para tal”, pontua Dr. Renato.

Riscos em alta

Segundo o Observatório Obstétrico Brasileiro Covid-19 (OOBr Covid-19), os óbitos maternos em 2021 já superaram o número notificado em 2020. Ano passado, foram 544 óbitos em gestantes e puérperas, com média semanal de 12,1 óbitos. Até 26 de maio de 2021 foram registrados 911 óbitos, com média semanal de 47,9 óbitos. Para conter a pandemia, Dr. Renato explica que a vacinação e prevenção associada ao distanciamento social continuam sendo a melhor opção, por enquanto. "É importante, o isolamento, não só da gestante, mas também das pessoas que têm contato com ela". As recomendações e requisitos para manter uma gravidez saudável, nesse período, continuam sendo: higienizar as mãos, usar máscara e ficar em casa.

Dicas para gestantes e puérperas por Dr. Renato Sá

- Caso recomendada pelo médico, tomar a vacina;
- Higienizar as mãos sempre;
- Usar máscara;
- Ficar em casa, se possível;
- Realizar os exames do pré-natal;
- Evitar contato com pessoas que se expõem;
- A família da gestante deve zelar por sua saúde para que não tragam o vírus até ela;
- O aleitamento materno continua sendo recomendado, por seus inúmeros benefícios;
- Caso esteja com Covid, não fazer uso de nenhum medicamento sem prescrição médica. O único tratamento que existe no momento é o tratamento de suporte;
- Havendo suspeita de que um bebê tenha contraído Covid o melhor a fazer é entrar em contato com o pediatra. A testagem é idêntica a de um adulto: faz-se a pesquisa de PCR para Covid em secreção de nasofaringe através de swab nasal.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar