Unidos Pela Vacina: Enel Brasil Entrega Equipamentos Para Apoiar Vacinação no Município de Osasco

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  TAÍS BARROS
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde

• Serão disponibilizados 27 equipamentos, entre refrigeradores científicos e caixas térmicas;

• Entrega será realizada durante a Mega Ação de Saúde, sábado (16/10), a partir das 10 horas

A Enel Brasil vai disponibilizar 27 equipamentos para auxiliar o município de Osasco no armazenamento e transporte de vacinas contra a Covid-19. Serão entregues 12 refrigeradores científicos e 15 caixas térmicas durante a Mega Ação de Saúde, atividade promovida pela Prefeitura Municipal no sábado, 16, a partir das 10 horas.

A entrega de equipamentos faz parte do movimento nacional e apartidário Unidos pela Vacina, que tem a meta de viabilizar a imunização de todos os brasileiros. No total, a empresa está destinando cerca de R$ 3,3 milhões para a aquisição e entrega dos equipamentos, principalmente, por meio de investimentos do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

O evento irá contar com a presença do prefeito da cidade, Rogério Lins, da vice-prefeita, Ana Maria Rossi, do secretário municipal de Saúde, Dr. Fernando Machado Oliveira, vereadores, e representantes da Enel Distribuição São Paulo.

“Para combatermos a Covid-19, é necessário que haja a parceria de todos, poder público, iniciativa privada e população. Trata-se de um trabalho de toda a sociedade. Portanto, a participação da Enel e o movimento nacional Unidos pela Vacina é primordial para abastecermos nossas Unidades Básicas de Saúde, que continuam com o trabalho de imunização de nossa população. Agradeço a todos pela parceria”, disse Rogério Lins, prefeito de Osasco.

“A ação é uma parceria que envolve prefeituras municipais, Governo do Estado e empresários paulistas, e tem como finalidade incentivar a imunização de todos os brasileiros. A Prefeitura de Osasco é o segundo município do estado a receber os equipamentos, como parte de uma ação que deverá entregar, no total, 150 equipamentos, entre refrigeradores científicos e geladeiras, além de 200 caixas térmicas equipadas com termômetros para garantir o transporte adequado dos imunizantes”, afirma Solange Mello, gerente de Sustentabilidade da Enel Distribuição São Paulo.

Lançado em fevereiro deste ano, o Movimento Unidos pela Vacina é uma iniciativa do Grupo Mulheres do Brasil, liderado pela empresária Luiza Helena Trajano, em conjunto com empresários de todo o país, para acelerar o programa de vacinação da população brasileira. O movimento, que reúne centenas de entidades, empresas, associações e ONGs, realizou uma pesquisa diagnóstica para mapear as principais necessidades das prefeituras para promover a imunização da população. O levantamento contou com a participação de 100% dos municípios brasileiros e identificou que o armazenamento e transporte adequados das vacinas eram um dos principais desafios a serem vencidos.

“Quando nossa líder Luiza Helena Trajano colocou a meta de 70% de brasileiros vacinados até setembro, confesso que o Núcleo Osasco pensou que seria um desafio e tanto. O Unidos Pela Vacina correu atrás do que o Brasil tem de melhor, os brasileiros. Empresas com valores sociais, como a Enel, trabalharam juntas e o resultado foi o melhor para a cidade e o país”, conta Samantha Alves, Líder do grupo Mulheres do Brasil no município de Osasco.

A Enel e o grupo Mulheres do Brasil realizam os trabalhos no estado, para que empresas privadas e instituições possam amadrinhar todas as prefeituras de São Paulo. Com o amadrinhamento, uma empresa, pessoa física, instituição ou grupo de empresas se compromete a doar produtos e serviços que ajudarão a viabilizar o processo de vacinação, seja financiando ou coordenando o uso de recursos dentro da proposta acordada com as prefeituras. Em São Paulo, diversas empresas já se engajaram no movimento.

O movimento Unidos Pela Vacina ainda busca outras empresas parceiras que possam apoiar alguns municípios de São Paulo com outros insumos, mais equipamentos de refrigeração, além de suporte na organização de drive-thru para a vacinação. Companhias ou instituições interessadas podem entrar em contato diretamente com o movimento no e-mail .

Sobre a Enel Brasil

A Enel atua no Brasil com geração, distribuição e transmissão de energia por meio da Enel Brasil e suas subsidiárias. Em distribuição, o Grupo atende mais de 18 milhões de clientes por meio de suas subsidiárias brasileiras em São Paulo, Ceará, Rio e Goiás. No setor de geração, o Grupo Enel é o maior produtor de energia solar e eólica do país em capacidade instalada e portfólio de projetos com uma capacidade instalada total de 3,4 GW, dos quais 1.210 MW são eólicos, 979 MW solares e 1.269 MW hidrelétricos. No país, o Grupo também possui e opera duas linhas de transmissão com uma capacidade total de 2.200 MW conectando o país à Argentina. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. Globalmente, a Enel está presente em mais de 30 países, com cerca de 74 milhões de clientes finais corporativos e residenciais em distribuição de energia.

Sobre o Unidos Pela Vacina

Criado a partir da iniciativa de Luiza Helena Trajano, presidente do Grupo Mulheres do Brasil, o Movimento Unidos Pela Vacina é apartidário e nasceu com o objetivo de tornar viável a vacinação de todos os brasileiros contra Covid-19 até setembro de 2021. Com esse propósito, mais de 4.500 pessoas entre artistas, cientistas, empresários e representantes de comunidades, entidades setoriais e da sociedade civil uniram-se à executiva e suas 100 mil voluntárias, potencializando suas forças e vozes em benefício da imunização da população. Com uma agenda de ações, estamos atuando para mobilizar governos, empresários e sociedade civil para retirar entraves e fazer com que a vacinação chegue o mais rápido possível para todos os cantos do Brasil. Para participar do movimento e fazer doações por meio de parcerias basta acessar o site Unidos Pela Vacina e enviar um e-mail para o endereço do estado onde fica a cidade que pretende ajudar.

Mais informações no site: www.unidospelavacina.org

Sobre a Enel Distribuição São Paulo

A Enel Distribuição São Paulo é uma empresa da multinacional de energia Enel. A companhia é a segunda maior distribuidora do país, respondendo por 10,3% de toda energia distribuída no Brasil e atendendo 7,4 milhões de unidades consumidoras em 24 municípios da região metropolitana de São Paulo, incluindo a capital paulista, principal centro econômico-financeiro do Brasil. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

Sobre a Mega Ação de Saúde

No sábado, 16/10, as 35 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) funcionarão das 8h às 16h, para aplicação de vacinas contra a Covid. Serão ministradas as segundas doses de Pfizer, AstraZeneca e Coronavac para quem está dentro do período, além de primeira dose para adolescentes com 12 anos ou mais, que deverão estar acompanhados por responsáveis.

As UBSs também oferecerão a terceira dose para aqueles que completaram o esquema vacinal há mais de 60 dias. Os munícipes deverão apresentar nas UBSs documento com foto e carteirinha de vacinação, quando se tratar de segunda ou terceira dose. Já os adolescentes deverão apresentar um documento com foto, comprovante de residência e fazer o pré-cadastro no www.vacinaja.sp.gov.br.

Crianças e adolescentes (até 14 anos, 11 meses e 29 dias), que estejam com a carteirinha de vacinação desatualizada ou não tenham sido vacinação, poderão regularizar a situação. Para esse público serão disponibilizadas as vacinas BCG; Hepatite B; Poliomielite 1, 2 e 3 (VIP inativada); Poliomielite 1 e 3 (VOP atenuada); Rotavírus Humano G1P1; DTP+HIB+HB (penta); Difteria, Tétano, Pertussis (DTP); Pneumo 10 (valente); Meningo C; Febre Amarela; Sarampo, Caxumba, Rubéola (SCR); Sarampo, Caxumba, Rubéola, Varicela (SCRV); Hepatite A; Varicela; Papiloma vírus humano 6, 11, 16, 18 (HPV); e Meningo ACWY.