Brasil,

Hospital Santa Cruz realiza campanha Outubro Rosa com foco na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mirella Pasqual Rocha
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Quando diagnosticados e tratados na sua fase inicial, as chances de cura são superiores a 90%

O Outubro Rosa é uma campanha anual e mundial que tem como objetivo alertar sobre a importância da conscientização e prevenção contra o câncer de mama, bem como do diagnóstico precoce. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2020, foram diagnosticados mais de 2,2 milhões de casos de câncer de mama no mundo. Segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), no Brasil, foram estimados 66.280 casos novos da doença somente em 2021.

O câncer de mama é causado pela multiplicação desordenada das células da mama. Este processo gera células anormais que se multiplicam e formam o tumor. A grande maioria dos casos acontece em mulheres mas médicos alertam que os homens também podem ter câncer de mama, embora seja algo raro (apenas 1% dos casos).

“Alto consumo de gordura, sobrepeso e obesidade, menor número de gestações, menos amamentação e maior idade no nascimento do primeiro filho (a), estes são alguns dos fatores de risco relacionados ao desenvolvimento do câncer de mama. Além disso, o risco de câncer de mama, bem como a da maior parte das neoplasias, aumenta com a idade, sendo o envelhecimento populacional um fator bastante associado à incidência crescente”, explica a Dra. Rayssa Helena de Sena, Oncologista Clínica do Hospital Santa Cruz, CRM PR 35517.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), das 11,5 milhões de mamografias que deveriam ter sido realizadas no ano passado, apenas 2,7 milhões foram feitas. “Em locais com programas de rastreamento bem estabelecidos, a maior parte dos casos de câncer de mama são diagnosticados através de exames de mamografia ou ultrassom de mamas alterados, quando as lesões ainda são pequenas e não há sintomas associados. Quando há sintomas associados, o mais comum é a presença de nódulos ou massas nas mamas. Tais nódulos costumam ser endurecidos, fixos ao tecido adjacente e podem apresentar crescimento progressivo. Em pacientes com doença mais avançada, pode haver acometimento de linfonodos na axila (as chamadas ”ínguas”), vermelhidão e ulceração na pele da mama. Quando há metástases para outros órgãos, pode haver sintomas como dor óssea e falta de ar”, diz a Dra. Rayssa.

Sua ocorrência é muito baixa antes dos 35 anos e nem todo tumor é maligno. A maioria dos nódulos detectados na mama são benignos. Quando diagnosticados e tratados na sua fase inicial, as chances de cura são superiores a 90% Por isso, que a mamografia é tão importante, pois é o principal método para o rastreamento da doença.

“De forma geral, quanto mais precoce o diagnóstico de um câncer, maiores as chances de cura. Para câncer de mama, por exemplo, conforme estatísticas de bases de dados norte-americanos, a chance de cura de um câncer de mama estágio I é de cerca de 98%, enquanto para o estágio III, é de aproximadamente 70%. Além disso, tumores mais iniciais permitem tratamento menos agressivos, evitando cirurgias maiores, como mastectomias totais, bem como o uso de quimioterapia em alguns cenários”, enfatiza a Dra. Rayssa.

Para a prevenção do câncer de mama é necessário tomar cuidado com os fatores de risco e estimular os fatores preventivos, como por exemplo, praticar atividade física, se alimentar de forma saudável, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, amamentar e evitar o uso de hormônios sintéticos, como os anticoncepcionais e as terapias de reposição hormonal.

Prevenção é para todas. Mantenha seus exames em dia. Siga com garra nesta batalha pela qualidade de vida

Com o slogan “Prevenção é para todas. Mantenha seus exames em dia. Siga com garra nesta batalha pela qualidade de vida”, o Hospital Santa Cruz defende e estimula a atenção e cuidados com a saúde. E neste mês de outubro o Hospital também presenteia suas pacientes que estão em tratamento como uma forma de ajudar neste momento tão difícil de suas vidas. A cada paciente que está passando pelo tratamento será entregue o livro “Enquanto eu respirar” da Ana Michelle Soares. No livro, a autora conta a sua experiência do tratamento contra o câncer de mama. Elas também vão receber uma ecobag personalizada da campanha.

Sobre o Hospital Santa Cruz

Fundado em 1966, o Hospital Santa Cruz está localizado no bairro Batel, em Curitiba (PR), e, desde junho de 2020, é unidade integrante da Rede D'Or São Luiz - maior rede de hospitais privados do país com atuação no Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Bahia, Sergipe e Paraná. O Hospital Santa Cruz é considerado um centro de alta complexidade no atendimento das áreas de Oncologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Neurologia, Ortopedia, Pronto-Atendimento e Maternidade. Com estrutura e equipe multidisciplinares, equipamentos de última geração e um moderno centro cirúrgico, oferece cuidado de alta qualidade centrado no paciente, segurança assistencial e humanização do atendimento. É reconhecido com o selo de Acreditação com Excelência Nível III, entregue pela ONA, sendo a instituição acreditada nesta categoria por mais tempo no Estado. Mais informações em www.hospitalsantacruz.com.

Sobre a Rede D'Or São Luiz

Fundada em 1977, a Rede D’Or São Luiz é a maior rede privada de cuidados integrados em saúde do Brasil. O grupo conta atualmente com 60 hospitais e marca presença em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Maranhão, Sergipe, Ceará e Bahia. São cerca de 9 mil leitos operacionais, 60 mil colaboradores e 87 mil médicos credenciados, que realizaram aproximadamente de 2,7 milhões de atendimentos de emergência, 256 mil cirurgias, 39,8 mil partos e 523 mil internações nos últimos 12 meses.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar