Cuidados Paliativos a serviço da vida
(*) Douglas Henrique Crispim
Nos últimos dias, o conceito de Cuidados Paliativos foi divulgado de forma errada. Com o objetivo de desfazer esse equívoco e dada a relevância do tema, que envolve a população como um todo, é urgente esclarecer alguns pontos.
Cuidado Paliativo não é um tratamento que deve ser considerado apenas quando o paciente se encontra moribundo e exaurido pelo uso de medidas invasivas prolongadas em um leito de terapia intensiva; tampouco deve ser indicado com o intuito de economizar gastos, ou de abreviar a vida dos pacientes; além disso, jamais deve ser um tratamento imposto pela equipe médica, sem consentimento do paciente e/ou de seus familiares.
Todos esses argumentos são exatamente o oposto do que os Cuidados Paliativos se propõem.
Nesse momento, milhares de pacientes estão sendo atendidos por paliativistas em todo Brasil e no mundo. Pacientes aliviam sintomas e angústias em razão de suas doenças graves, parentes veem as dores de seus familiares aliviadas e são atendidos por psicólogos, pessoas recebem alta com menos sofrimento após uma internação, colegas apoiam outros colegas em conversas que nem sempre são fáceis, ou seja, seres humanos realizam seus desejos, enfrentam suas dificuldades e têm sua dignidade e qualidade de vida preservadas.
Esse é o verdadeiro valor e objetivo dos Cuidados Paliativos. No próximo dia 9 de outubro será comemorado o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, uma iniciativa global que visa a sensibilizar as pessoas para a importância dessa abordagem. Esse ano, o lema da comemoração será “Não deixe ninguém para trás”.
A ANCP (Academia Nacional de Cuidados Paliativos) reafirma, diante de todos os brasileiros, esse lema: Não deixaremos ninguém para trás!
Lutaremos, amparados em evidências científicas, para que todos os brasileiros que necessitem recebam os Cuidados Paliativos adequados. Salvar a dignidade de uma vida também é salvar uma vida. E é isso que fazemos.
Douglas Henrique Crispim é médico geriatra, paliativista e presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário