Brasil,

Inovação na formação de médicos: equipamento de telemedicina começa a ser utilizado na Faculdade Pequeno Príncipe

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vanessa Brauer
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Durante fase de adaptação, ferramenta que permite a realização de exames físicos à distância, está sendo utilizada nas aulas de Habilidades Médicas e Comunicação

Atenta ao desenvolvimento de novas tecnologias que possam contribuir para o processo de aprendizado dos estudantes, a Faculdade Pequeno Príncipe (FPP), em Curitiba, de forma inovadora, começa a desenvolver atividades com a utilização do TytoCare, ferramenta que possibilita a realização de exames físicos à distância.

Com uma tecnologia de ponta, o equipamento possibilita a comunicação entre médico e paciente e a realização de exames físicos, como otoscopia, oroscopia, exame dermatológico simples e auscultas cardíaca e pulmonar de qualquer distância, desde que possua sinal de internet. O recurso de telemedicina, tem sido usado na FPP durante as aulas de Habilidades Médicas e Comunicação 2 e 4, com supervisão da Profª Me. Trissia Maria Farah Vassoler e auxílio da equipe de laboratório, composta pela Prof. Karyna Turra e Dr. Oswaldo Nelson.

“O Tyto traz a oportunidade da discussão simultânea, uma vez que docentes e acadêmicos têm a chance de ver e ouvir a mesma coisa, ao mesmo tempo. Conseguimos entender, por exemplo, a dinâmica de determinado som respiratório. Isso enriquece e fortalece o aprendizado, porque saímos do aspecto imaginativo”, explica Trissia.

A diretora da Tuinda Care, distribuidora exclusiva da tecnologia TytoCare no Brasil, Ana Carolina Lucchese, explica que “o equipamento possui inteligência embarcada, ou seja, permite a captura fiel de imagens e sons. Isso faz com que os resultados de exames sejam precisos e imediatos”.

Após a fase de adaptação, a utilização do equipamento se estenderá aos outros cursos e docentes da FPP.

Inovação no ensino

A utilização do TytoCare como ferramenta de ensino faz parte do conceito de metodologias ativas implantado na FPP para o ensino da saúde em todos os cursos de graduação.

De acordo com a Prof.ª Trissia, a ideia é criar um banco de sons e imagens que poderá ser utilizado tanto para aprendizado quanto para avaliações. O projeto ainda está na fase inicial, de coleta de informações, e deverá contar com a aprovação do Conselho de Ética de Pesquisa. “Esse será um banco de alimentação contínua, com dados coletados no Hospital Pequeno Príncipe”, afirma.

O TytoCare contribui para tornar a telemedicina, técnica de atendimento à distância, mais segura e eficaz. “A pandemia expandiu essa modalidade de atendimento, que deve permanecer no período pós-pandêmico. Vamos ter a oportunidade de preparar os estudantes durante o período de formação a serem profissionais que podem atuar nesta modalidade, com qualidade”, explica Trissia.

Sobre a Tuinda Care

A Tuinda Care é uma startup que tem o objetivo de expandir o acesso a cuidados em saúde de qualidade no Brasil por meio da telemedicina. É distribuidora exclusiva da tecnologia TytoCare no território nacional, com o propósito de conectar o médico ao seu paciente, sem limite de distância, garantindo excelência médica a cada atendimento. Conta com o apoio dos hospitais Pequeno Príncipe (PR) e Sabará (SP) como aceleradores.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar