Atividades físicas regulares protegem a saúde do coração e ainda podem resultar em doações para instituições
· “Setembro Vermelho”, mês em que é celebrado o Dia Mundial do Coração (29), tem mobilização em parceira com o Grupo DPSP (Drogarias Pacheco e São Paulo) para combate ao sedentarismo e estímulo para doações a instituições de caridade – por meio do aplicativo KM Solidário
· Estudo da USP comprova que os exercícios melhoram a função cardíaca e auxiliam no controle da pressão arterial1
Desde o início da pandemia, ouvimos falar muito sobre a importância dos exercícios físicos para a saúde mental, mas há tempos já se sabe que tais práticas também são grandes aliadas à saúde do coração.
“Correr, pedalar ou mesmo caminhar são atividades que podem ser muito benéficas, tanto para quem quer prevenir cardiopatias no futuro, como para aqueles que já foram diagnosticados com alguma condição cardíaca”, explica Lídia Zytynski Moura, professora da Escola de Medicina PUC (Pontifícia Universidade Católica) do Paraná e coordenadora clínica do Serviço de insuficiência cardíaca, também na PUC (PR).
Segundo a doutora, os melhores exercícios para o coração são os aeróbios, “já que fazem com que o órgão fique mais eficiente e se esforce para aumentar a frequência de batimentos e a velocidade da circulação sanguínea, bombeando o sangue com mais eficácia para o corpo todo”.
As doenças do coração são influenciadas por uma série de fatores, mas podem ser prevenidas e controladas por meio de hábitos saudáveis, como uma dieta balanceada e a atividade física regular. Para cuidar da saúde do coração, também é fundamental manter o controle da pressão arterial, já que a hipertensão faz com que o órgão tenha que exercer um esforço maior para que o sangue seja distribuído corretamente pelo corpo, aumentando o risco de cardiopatias futuras.
Para o monitoramento da pressão, é importante saber que uma nova diretriz para aferição em residências foi apresentada pela Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), ao final do ano passado, e, desde então, considera-se um quadro de hipertensão arterial quando a pressão está igual ou maior que 130 por 80 mmHg – valores um pouco mais baixos que os anteriores. Para as medições em consultório, os valores de referência continuam sendo de 140 x 90 mmHg.2
Atualmente, a preocupação quanto aos riscos da hipertensão vem crescendo mesmo entre os jovens, já que, como se sabe, o sedentarismo, o consumo de álcool, a obesidade e o estresse podem aumentar a probabilidade de um descontrole da pressão 3. São mais de 63 milhões de brasileiros com 18 anos ou mais – ou seja, 30% da população – acometidos pela doença, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).
Um estudo da Universidade de São Paulo (USP), publicado na revista Autophagy, que descreve exatamente quais são os mecanismos das práticas de atividades físicas na proteção das doenças do coração, demonstrou que os benefícios vão desde prevenir a caquexia – perda severa de massa muscular – até a melhora da função cardíaca e o controle da pressão arterial. Um dos achados do estudo mostrou que os exercícios aeróbicos, que são aqueles que envolvem movimentos rápidos e provocam a oxigenação das células musculares e gasto calórico, facilitam a remoção de mitocôndrias disfuncionais nas células cardíacas.1
A hipertensão arterial – ou pressão alta – é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Sua causa está relacionada a maus hábitos de saúde, incluindo alimentação inadequada e sedentarismo. Não por acaso, 829 mortes que acontecem por dia no país têm como causas doenças no coração4.
A doutora lembra ainda da importância de consultar um médico antes de iniciar qualquer nova atividade: “cada paciente deve conhecer seus limites e lançar mão de exercícios que estejam de acordo com suas condições de saúde, além de sempre seguir o tratamento prescrito corretamente”, reforça.
Setembro Vermelho: Movimento de Coração
Para celebrar o mês de conscientização das doenças do coração, disseminando informações úteis sobre cuidados de saúde, a Merck, empresa líder em ciência e tecnologia, promove a campanha Movimento de Coração.
O intuito é conscientizar a população sobre a importância da prática de atividades físicas para a saúde do coração, bem como estimular a todos a fazerem uma boa ação por meio do aplicativo KM Solidário, iniciativa que converte os exercícios físicos (pedalar, caminhar, correr ou nadar) em doações financeiras para ONGs.
Entre as iniciativas da Merck durante o mês de setembro, a empresa idealizou a #CorrAção – que acontecerá em um dia “D”, para que todos pratiquem exercícios e registrem no KM Solidário. Assim, as pessoas podem melhorar a saúde do coração enquanto contribuem com instituições de caridade. Para incrementar os esforços, a campanha conta ainda com o apoio do Grupo DPSP (Drogarias Pacheco e São Paulo) que também atua na conscientização sobre a importância dos cuidados com o coração e irá mobilizar seus clientes para participarem do “dia D”.
Durante todo o mês, os colaboradores da Merck e os seguidores do perfil da empresa no Instagram serão convidados e incentivados a compartilharem suas músicas e playlists favoritas para a prática de exercícios, utilizando a hashtag da campanha. Acompanhe as novidades no perfil da Merck: @merckbrasil.
Referências
1. Agência FAPESP: https://agencia.fapesp.br/pesquisa-revela-como-o-exercicio-fisico-protege-o-coracao/25695/ (Acesso: agosto de 2021)
2. Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC): https://www.portal.cardiol.br/post/nova-diretriz-de-hipertens%C3%A3o-arterial-traz-mudan%C3%A7as-no-diagn%C3%B3stico-e-tratamento (Acesso: agosto de 2021)
3. Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC); Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) e Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN). VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão. Disponível em http://departamentos.cardiol.br/sbc-dha/profissional/pdf/Diretriz-HAS-2020.pdf (Acesso: agosto de 2021).
4. Ministério da Saúde. Biblioteca Virtual em Saúde. Disponível em http://bvsms.saude.gov.br/ultimas-noticias/3264-08-8-dia-nacional-de-prevencao-e-controle-do-colesterol. (Acesso: agosto de 2021)
Sobre a Merck
A Merck é uma empresa líder em ciência e tecnologia em Saúde, Life Science e Electronics. Cerca de 58.000 colaboradores trabalham para fazer uma diferença positiva na vida de milhões de pessoas todos os dias, criando maneiras de viver mais qualitativas e sustentáveis. Desde o avanço das tecnologias de edição de genes e a descoberta de maneiras únicas de tratar as doenças mais desafiadoras até a viabilização do uso da inteligência dos dispositivos, a Merck está presente. Em 2020, a Merck gerou vendas de € 17,5 bilhões em 66 países.
A exploração científica e o empreendedorismo responsável foram essenciais para os avanços tecnológicos e científicos da Merck. Foi assim que a empresa prosperou desde a sua fundação em 1668. A família fundadora continua sendo a proprietária majoritária da empresa de capital aberto. A Merck detém os direitos globais do nome e da marca Merck, com exceção dos Estados Unidos e Canadá, onde os setores de negócios da Merck operam como EMD Serono na área da saúde, MilliporeSigma em ciências da vida e EMD Electronics.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário