Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Instituto Protea estabelece parcerias em prol da luta contra o câncer de mama

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vinícius Oliveira
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Com três anos de existência e atuação estabelecida com o Hospital Santa Marcelina, ONG promove o acesso ágil ao tratamento de câncer de mama para mulheres de baixa renda, com agenda regular de consultas, exames, palestras e acompanhamento;

A campanha de doação voluntária também se estende à pessoa física, por meio do site oficial do Protea;

O Instituo Protea, fundado em 2018, atua diretamente no suporte e viabilidade no tratamento do câncer de mama para mulheres, acreditando que todas têm o direito à vida em sua plenitude e, portanto, devem receber um tratamento digno, de qualidade e de forma ágil após o diagnóstico. Com ampla atuação durante todo o ano, a ONG se prepara para o Outubro Rosa de 2021 e recruta empresas interessadas em estabelecer parcerias para ações que promovam a visibilidade da batalha contra o câncer de mama.

"O que me levou a fundar o Protea foi o inconformismo com as diferentes realidades, entre uma pessoa como eu, que pude me tratar e ter a chance de cura, e uma pessoa que não tem seguro-saúde no Brasil, se vendo obrigada a esperar meses para começar o tratamento sabendo que tem a doença. Foi por isso que criei o instituto. Nosso objetivo é que a taxa de mortalidade do câncer de mama no Brasil, que é de 27% em 5 anos, caia para algo mais próximo dos Estados Unidos, que é entre 5 e 8%. Todo este contexto faz do Protea meu propósito de vida e, junto a este grupo de mulheres e homens que reunimos, queremos fazer a diferença para a sociedade de um modo geral."; afirma Gabriella Antici, fundadora do Instituto Protea.

Mais de 70 empresas já fecharam parceria com o Instituto e a expectativa é superar o número de apoiadores de 2020, quando mais de 100 instituições diversas firmaram ações parceiras com o Protea. A campanha de doação voluntária e arrecadação de recursos também contempla a colaboração de pessoa física. Para doar, basta acessar o site oficial ou utilizar os dados bancários abaixo:

Banco Itaú (341) / Agência 9337 / Conta Corrente 12887-1 / Instituto PROTEA, CNPJ 30.817.976/0001-12 / Pix 30.817.976/0001-12. Após o depósito, o comprovante deverá ser enviado para .

O foco da ONG, desde sua criação, é viabilizar tratamentos contra o câncer de mama para mulheres de baixa renda. Em apenas três anos, já foram realizados mais de vinte mil exames e consultas, além de cirurgias, quimioterapias e radioterapias, impactando quase três mil mulheres – com o tratamento completo, já foram atendidas 770 mulheres.

“O tratamento contra o câncer de mama é muito caro e demanda um compromisso de 11 meses com a paciente, por isso buscamos esses recursos financeiros no Outubro Rosa”, complementa Cristina Assumpção, diretora executiva do Protea.

No ano passado, 44% dos recursos vieram de campanhas no Outubro Rosa, portanto, a expectativa do time Protea com 2021 é relevante, já que cada doação pode literalmente ajudar a salvar vidas. Como no Brasil, 75% das pessoas não possuem plano de saúde, o Instituto almeja impactar, ao menos, 1.300 mulheres, durante este ano.

No decorrer desses três anos de atividade, o Instituto Protea estabeleceu atuação em parceria com o Hospital Santa Marcelina (SP) e desenvolveu diferentes modelos de ações conjuntas com empresas e organizações.

Parceria de Conscientização: A equipe do Protea leva às empresas parceiras médicos de seu Conselho ou líderes do Instituto para falar sobre o câncer de mama, métodos de prevenção e exames de rotina.

Parceria de Divulgação: O Instituto desenvolveu um modelo de parceria para empresas que tenham o interesse em divulgar a atuação do Protea, em variados tipos de comunicação, como Redes Sociais, por exemplo. Este é um movimento de suma importância para a organização, que pode crescer em número de seguidores e impacto das suas ações e mensagens.

Parceria de doação de recursos: O formato de parceria para doação financeira permite que empresas desenvolvam ou utilizem seus produtos em campanhas de vendas com doação de parte dos recursos para o Instituto Protea. Os valores correspondentes são utilizados exclusivamente no custeio de tratamentos contra o câncer de mama. Essas ações impactam diretamente no número de mulheres tratadas.

Alguns exemplos de doação de recursos que traduzem o modelo acima foram adotados por empresas como Lojas Marisa e Le Lis Blanc. A primeira, além de criar uma linha de produtos para mulheres mastectomizadas, doa parte das vendas de toda a sua linha de moda feminina para o Instituto Protea, no Dia Rosa (data em que a marca promove ações do Outubro Rosa). Já a segunda marca, desenvolveu uma vela decorativa e uma linha de pratos e tigelas com 100% do lucro das vendas destinados ao Instituto.

Com estes moldes de parcerias estabelecidos, o Protea ressalta a importância de cada um e estabelece uma relação de confiança com as empresas interessadas. Todo o trabalho do Instituto, desde sua fundação, é auditado pela KPMG. Entre as empresas que já mantém parceria firmada com o PROTEA atualmente, estão: CCR, BTG Pactual, JCDecaux, Instituto Avon, JP Morgan, Lojas Marisa, Strava, Le Lis Blanc, entre outras.

Os números do câncer de mama no Brasil

Mais de uma em cada quatro mulheres com câncer de mama, no Brasil, perde a batalha pela vida. (Nos países desenvolvidos, menos de 1 em cada 10 mulheres morre). Durante o ano de 2021, estima-se que 66 mil novos casos de Câncer de mama serão diagnosticados e, segundo especialistas, após a pandemia da covid-19, pode haver uma epidemia de casos avançados de câncer de mama. Isso por que aconteceram diversos cancelamentos de cirurgias e redução do número de mamografias em 2020 e 2021, além da suspensão de tratamentos.

A taxa de mortalidade pela doença, segundo estimativas do Oncoguia, subiu para 27.6%, índice inaceitável para uma doença que, se tratada precocemente, tem 95% de chances de cura.

Em números, os dados abaixo, correspondentes a 2020, apresentam uma dimensão dos riscos:

- Queda de 49.1% no número de mamografias realizadas;

- Redução de 39.1% na quantidade de biópsias;

- Diminuição de 16.2% nas cirurgias.

- Em 2020, 1.000.000 (um milhão) de mulheres deixaram de fazer mamografia (Fonte: DataSUS)

*fonte: INCA (Instituto Nacional do Câncer) e dados da Roche e do Radar do Câncer.

Sobre o Instituto Protea

Era setembro de 2017 e Gabriella Antici enfrentava o câncer de mama pela segunda vez. Apesar de ter feito a cirurgia de remoção da mama há menos de três anos, a doença retornara. Gabriella não desanimou e recomeçou o tratamento completo: nova cirurgia, quimioterapia e radioterapia. Certo dia, em conversa com uma amiga, falaram sobre o seu estado de saúde e, também, o quanto o tempo entre o diagnóstico e início do tratamento podem influenciar na chance de cura das pacientes principalmente quando há falta ou restrição de recursos.

Quantas das cerca de 60 mil mulheres diagnosticadas com câncer de mama a cada ano no Brasil conseguem contar com tratamento rápido e adequado, fundamental para elevar as chances de cura desta doença?

A resposta de Gabriella foi: unir pessoas que acreditam que todas as mulheres têm os mesmos direitos e devem ter acesso rápido a um tratamento digno e de qualidade para a cura do câncer de mama.

Em junho de 2018, fundou o Instituto Protea - congregando um time muito especial de Conselheiras: cinco mulheres que superaram o câncer de mama e outras cinco com experiência em organizações sociais sem fins lucrativos. Além delas, Gabriella convidou médicos oncologistas e mastologistas especialistas em Câncer de Mama que lutam diariamente há mais de 20 anos contra esta doença. O Conselho Médido do Instituto é formado atualmente pelos profissionais Dr. Sérgio Daniel Simon; Dr. Silvio Eduardo Bromberg; Dr. Sidnei Epelman; Dr. Otto Metzger Filho; Dra. Renata Macchione e Dr. Gustavo Shvarstman.

O nome Protea foi escolhido por representar uma das flores mais belas e antigas do mundo. Proveniente da África do Sul, seu nome deriva do Deus grego Proteus, uma divindade com o poder da metamorfose. A flor Protea tem a capacidade de se transformar e de se adaptar a condições inóspitas do meio-ambiente. Uma flor robusta, Protea significa transformação, esperança e força.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar