29 de setembro - Dia Mundial do coração: Um alerta para a importância dos cuidados com a saúde desse órgão vital

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Beatriz Motta
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde

As doenças cardiovasculares ainda são as principais causas de mortes no mundo, com mais de meio bilhão de pacientes acometidos anualmente por enfermidades relacionadas ao sistema cardiovascular. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, 14 milhões de pessoas sofrem de doenças cardíacas e o infarto é responsável por mais de 30% das mortes no Brasil.

Com o objetivo de alertar e conscientizar a população sobre a importância de manter hábitos saudáveis e preservar a saúde do coração, foi criado pela Federação Mundial do Coração o Dia Mundial do Coração, comemorado no dia 29 de setembro.

Alguns fatores de risco podem ser determinantes para a ocorrência das doenças cardíacas como hipertensão, diabetes, obesidade, tabagismo, estresse e colesterol alto, bem como histórico familiar. Para combater as principais doenças que afetam o coração, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a prática de atividades físicas aliada a uma alimentação balanceada, com baixa concentração de sódio e açúcar, além de acompanhamento médico e nutricional.

“A saúde do coração de uma pessoa está muito relacionada ao estilo de vida, por isso, é importante reforçar os hábitos saudáveis para evitar problemas no sistema cardiovascular. Ao combater o sedentarismo, as chances de desenvolver doenças como infarto, acidente vascular cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame, são menores”, observa Ana Claudia Hadid, gerente do Núcleo Farmacêutico da Poupafarma.

“A prevenção é o melhor caminho para evitar doenças cardiovasculares. É recomendado fazer um check-up pelo menos uma vez por ano e seguir rigorosamente as orientações médicas. O coração é um dos órgãos vitais do nosso organismo, por isso é fundamental tomar todos os cuidados para preservar seu bom funcionamento”, conclui Ana Claudia.

Sobre a Poupafarma

A Poupafarma é uma rede de farmácias do Estado de São Paulo, com mais de 90 lojas distribuídas em 36 cidades do Estado. Para saber mais acesse: https://poupafarma.com.br/.