Brasil,

A doação de órgãos ainda é desconhecida por muitas pessoas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luciana Menezes
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Atualmente, o Brasil ocupa o segundo lugar no mundo em número de transplantes, porém os desafios ainda são muito grandes e devem ser enfrentados por todos, iniciativa pública e privada e sociedade. “Infelizmente, muitas pessoas não entendem a importância da doação de órgãos e os procedimentos a ela relacionados. O sistema brasileiro é extremamente confiável, seguro, eficiente e organizado”, de acordo com a Dra. Maria Fernanda Carvalho de Camargo, diretora da Nefrologia e Transplantes da Rede Americas. Todo o processo é coordenado pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT) e pelas Centrais Estaduais de Transplantes, que controlam a lista de espera pelos órgãos, além de toda a logística. No dia 27 deste mês, será lembrado o Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos, o Setembro Verde, movimento com o propósito de sensibilizar as pessoas sobre esse ato de solidariedade e amor ao próximo, que salva vidas e pode melhorar a qualidade de muitas pessoas.

Para a médica, um dos fatores limitadores da doação de órgãos ainda é a baixa taxa de autorização da família do doador, na maioria das vezes, porque desconhece a vontade do paciente em ser um doador, “Pelo menos metade das famílias não concordam que sejam retirados os órgãos e tecidos do ente falecido para doação. Esse tema precisa ser falado dentro dos lares, pois saber a vontade de cada integrante da família a respeito da doação de órgãos, fará a diferença na vida de alguém. Lembrando que qualquer um de nós pode precisar de transplantar algum órgão, ou alguém muito próximo, só isso já é motivo suficiente para ser um doador”. Uma resposta positiva pode beneficiar ou salvar 11 ou mais vidas, com a doação de coração, córneas, pulmão, fígados, intestino, rins, além de pele e ossos.

Desde que começou a pandemia todos foram impactados, mas no Brasil um dos grupos mais afetados foram os pacientes em lista de espera para transplante. De acordo com a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), essa lista chegou a 50 mil pessoas e houve uma queda na taxa nacional de doadores efetivos de 18,1 pmp para 12,7 pmp entre 2019 e 2020. Outro dado que chama a atenção é que no ano passado, dos 80 mil pacientes transplantados, em torno de 10% foram infectados pelo coronavírus, com taxas de mortalidade entre 2 e 2,5% e de letalidade entre 20 e 25%. A tendência é que essas taxas se estabilizem somente após a vacinação em massa da população.

A excelência do Americas em Transplantes

Nos hospitais da Rede Americas foram realizados cerca de 200 transplantes no ano de 2020, e entre eles, o hospital Samaritano Higienópolis, que em 2019 conquistou o primeiro e único certificado de distinção da Joint Commission International (JCI) por Transplante Renal Pediátrico. “Esse selo só comprova a qualidade dos cuidados prestados ao paciente durante todo o processo que envolve as cirurgias e o acompanhamento pós procedimento. As taxas de sobrevida desses enxertos transplantados são consideradas excelentes, em âmbito global”, afirma Maria Fernanda. Informa ainda que somente em transplante renal pediátrico, a sobrevida do enxerto foi de 87,2% em 5 anos após o transplante, comparado a 78,6% da literatura mundial. A Rede Americas possui uma Linha de Cuidado especialmente voltada para os transplantes, com Centros de Excelências integrados e atenção multidisciplinar aos pacientes, unificando as diretrizes nos diversos hospitais transplantadores.

Sobre o Americas:

O Americas é um grupo médico-hospitalar composto por hospitais-referência e clínicas especializadas. Está presente em cinco estados brasileiros – Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte – e no Distrito Federal, totalizando mais de 2,6 mil leitos. O Americas Serviços Médicos faz parte do UnitedHealth Group Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar