Brasil,

O papel dos óleos essenciais na pandemia

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Natalia
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Os óleos essenciais podem ajudar no tratamento da ansiedade e depressão e no alívio de sintomas e sequelas do Coronavírus; saiba quais são recomendados para cada caso

A aromaterapia, que é a prática que utiliza as substâncias produzidas pelas plantas, os óleos essenciais, foi reconhecida pelo Ministério da Saúde como prática terapêutica complementar a outros tratamentos (Práticas Integrativas Complementares - PICs). Os óleos se tornaram cada vez mais procurados devido as suas propriedades naturais que proporcionam bem-estar físico e emocional, e, segundo pesquisa recente da Fiocruz, também podem auxiliar no autocuidado durante a pandemia.

Os óleos essenciais são utilizados em terapias integrativas e como aliados até mesmo em tempos de coronavírus por causa dos seus componentes químicos e energéticos, que auxiliam no fortalecimento e equilíbrio vital. Através da aromaterapia, as substâncias presentes no aroma são inaladas e atingem o Sistema Nervoso Central, onde produzem respostas na atividade das ondas cerebrais. Veja como eles podem contribuir em meio a pandemia:

Para o bem-estar mental e emocional

Um dos grandes pilares da aromaterapia está em proporcionar bem-estar mental e emocional, podendo ser utilizada inclusive para integrar a melhora de quadros de ansiedade e depressão, junto ao tratamento convencional de um profissional. “Os óleos recomendados neste caso são os de camomilas, gerânio, ylang ylang, bergamota, laranja, limão, tangerina, bétula e canela. Eles têm propriedades químicas que atuam no cérebro, mais precisamente no sistema límbico, estimulando a memória, o humor e a autoestima, e auxiliando nos cuidados e manutenção da saúde emocional e mental, principalmente num momento em que a pandemia vem desestabilizando muitas pessoas que estão confinadas em casa”, explica Carla Dantas, da Phytoterápica, empresa pioneira na Aromaterapia no Brasil.

Para atenuar os sintomas físicos do Coronavírus

A ação dos componentes também pode ajudar na questão física, tanto para ajudar a reforçar a imunidade, quanto para auxiliar a amenizar sintomas e sequelas do Coronavírus. No primeiro caso os óleos essenciais agem no sistema imunológico, realizando uma atividade antisséptica frente aos agentes etiológicos ou o aumento das células imunológicas. Alguns exemplos desses óleos são o tea tree, cravo, olíbano e o eucalipto-glóbulos.

Um estudo recente da USP com 750 pacientes mostrou que 60% das pessoas que tiveram Covid continuam com sequelas mesmo após um ano do contágio. É aí que pode entrar a aromaterapia, que ajuda a amenizar sintomas e sequelas como fadiga, perda de olfato e do paladar, dores musculares e queda de cabelo. “Entre os óleos essenciais que ajudam na reabilitação desses sintomas estão: Alecrim, hortelã-pimenta, eucalipto-glóbulos e tomilho. Eles percorrem o trato respiratório com efeito tópico imediato e posteriormente são absorvidos pela corrente sanguínea”.

Vale lembrar que não é aconselhável substituir o tratamento convencional com um médico, e sim integrar o uso dos óleos essenciais de acordo com os resultados que se deseja alcançar. “É possível usar pontualmente um óleo essencial ou ter o acompanhamento de um aromaterapeuta, pois esse profissional irá analisar uma ficha do paciente para indicar o óleo mais adequado, o tempo de uso e a concentração necessária”, finaliza.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar