Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Dia mundial do coração: Especialista do HSANP dá dicas de como cuidar da sua saúde cardíaca

Doenças como hipertensão arterial, coronariana, cardiopatia entre outras, são responsáveis por cerca de 1100 mortes por dia no Brasil

29 de setembro é considerado o dia mundial do coração, data que tem como objetivo alertar e conscientizar a população sobre a importância de manter hábitos saudáveis e preservar a saúde cardíaca. As doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de morte no mundo. De acordo a Sociedade Brasileira de Cardiologia SBC elas representam a principal causa de mortes no Brasil. São mais de 1100 mortes por dia, cerca de 46 por hora, 1 morte a cada 1,5 minutos (90 segundos) a prevenção e o tratamento adequado dos fatores de risco e das doenças cardiovasculares podem reverter essa grave situação.

Hipertensão arterial, doença coronariana (doença isquêmica do coração), doença cerebrovascular, doença arterial periférica; doença cardíaca reumática e cardiopatia congênita são as causas de problemas cardíacos mais conhecidas. Entre os principais fatores de risco para a ocorrência dessas doenças estão: diabetes, hipertensão, tabagismo, estresse, obesidade, doenças da tireóide, colesterol alto e histórico familiar. "Pessoas com sobrepeso/obesas, com dieta inadequada, tabagistas e sedentárias estão mais propensas a desenvolver algum problema cardíaco", alerta Gustavo Coulon Perim - Cardiologista do HSANP.

Sintomas e diagnóstico

Dentre os principais sintomas de que há algo errado com o coração está dor no peito, náuseas, vômitos, sudorese e falta de ar. "No caso de sentir todos esses sintomas é fundamental procurar um cardiologista o mais prontamente possível para que receba o tratamento adequado ao diagnóstico", orienta.

Segundo o especialista uma maneira segura e eficaz de diagnosticar algum problema cardíaco é utilizando a angiotomografia, uma tomografia que avalia os vasos sanguíneos através da administração de contraste por uma veia periférica esse exame consegue identificar obstruções e aneurismas, como por exemplo, o aneurisma de aorta, que é a principal artéria do corpo. " Esse é um excelente exame, ele faz uma avaliação clara das artérias do coração e identifica obstruções que podem ser causadoras de dor no peito e de outros problemas cardíacos que quando não tratados adequadamente podem levar a morte ou deixar sequelas importantes" , pontua.

Dicas para ter um coração saudável

Segundo o especialista, para se ter uma saúde cardíaca em dia é fundamental:

• Praticar exercícios físicos com regularidade;

• Manter uma alimentação equilibrada com frutas, verduras, legumes e evitando o excesso de sal, açúcar, frituras e gorduras saturadas;

• Manter o controle do colesterol, diabetes e pressão arterial;

• Não fumar e moderar o uso de álcool;

"Vale lembrar que para um coração saudável o controle das comorbidades acompanhado por um especialista é essencial, sempre levando em consideração que dieta, exercício e emagrecimento ajudam nesse gerenciamento" , finaliza o cardiologista.

Sobre o HSANP: Hospital referência na Zona Norte da Grande São Paulo e tem como missão ser assertivo com práticas humanizadas, promovendo a melhor experiência e resultados no cuidar de pessoas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo