Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Como é feito o transplante de fígado?

Entenda como é realizado esse procedimento que ajuda a devolver qualidade de vida

Por meio do transplante hepático, pacientes com enfermidades no fígado têm chances de uma sobrevida plena e confortável, com retorno às suas atividades habituais. São várias as doenças que podem alterar o funcionamento do órgão, e o transplante é indicado para os casos graves, quando o fígado do paciente apresenta falência.

O cirurgião do aparelho digestivo, especialista em transplante de fígado e coordenador do Serviço de Transplante Hepático do Hospital Brasília, André Watanabe, explica quando esse procedimento é indicado e quais são os seus riscos.

Como é feito um transplante de fígado?

“O transplante hepático é uma cirurgia de grande porte que dura de cinco a oito horas. O cirurgião retira o fígado doente por meio de uma incisão no abdome e, posteriormente, insere o órgão doado na cavidade abdominal, seguido de reconstrução de veias, artérias e da via biliar”, explica o médico. Ao fim da cirurgia, o paciente é encaminhado para o centro de tratamento intensivo (CTI) para observação de possíveis complicações pós-cirúrgicas e, caso não haja nenhuma intercorrência, é transferido para o quarto nos dias seguintes. O tempo médio de internação pós-transplante é de aproximadamente duas semanas.

É possível doar parte do fígado?

Sim. O transplante hepático pode ser feito por meio de um doador vivo ou falecido por morte encefálica. Para estar apto a doar uma parte do fígado em vida a pessoa deve realizar os exames pré-operatórios e de compatibilidade sempre sob orientação de um especialista. Normalmente, a doação em vida é feita entre parentes próximos.

“Vale lembrar que, para doar uma parte do fígado em vida, é necessário ter boa saúde e fazer avaliações necessárias para que o doador permaneça saudável depois da doação”, acrescenta o especialista.

Quais os riscos do transplante hepático?

Naturalmente, existem muitas dúvidas sobre os riscos relacionados com o transplante de fígado. Segundo o especialista, o perigo de complicações é maior naqueles pacientes que chegam para o transplante mais debilitados, portanto, é fundamental o acompanhamento regular desses pacientes com doença no fígado para a indicação do transplante no momento mais adequado.

Quando o transplante de fígado é recomendado?

O procedimento se faz necessário quando o fígado está comprometido ao ponto de não conseguir mais desempenhar as suas funções vitais. Sem o funcionamento hepático em ordem, o corpo pode entrar em colapso, prejudicando outras áreas como os rins e o cérebro, o que agrava o quadro do paciente. Os principais sinais de falência hepática são:

• olhos amarelos (icterícia);
• urina escura (colúria);
• aumento do volume abdominal pelo acúmulo de líquido (ascite);
• sonolência e tremores (encefalopatia hepática).

Caso apresente um desses sintomas, procure um médico com urgência.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo