Clínica de Hemoterapia realiza coleta externa de doação para regularizar estoques de sangue

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Priscilla Poubel
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde

Iniciativa ‘Doe Sangue, perto de você’ ocorrerá em parceria com entidades públicas e privadas, incluindo o Hemocentro Itinerante da SAS Brasil

A Clínica de Hemoterapia de Niterói divulga o calendário de ações públicas da campanha ‘Doe Sangue, perto de você’, em parceria com diferentes instituições de diversas partes do estado, para o mês de setembro. A grande novidade deste mês é a participação com o Hemocentro Itinerante da SAS Brasil, em que uma carreta percorre diversos estados em prol da doação de sangue.

A iniciativa visa aumentar o número de doadores a fim de regularizar os estoques de sangue e atender a todos que precisam. As coletas, que seguem todos os protocolos de segurança do Ministério da Saúde, possuem uma criteriosa seleção daqueles que podem doar, atendendo à princípios como, a verificação da quantidade de sangue (hematócrito e hemoglobina) passível de doação, sem prejuízo ao doador, além da avaliação clínica de outros riscos possíveis. Os interessados em participar de um dos dias de coletas poderão agendar um horário conforme programação abaixo.

Programação:

Shopping Grande Rio

Dias: 26 a 30 de setembro

Agendamento: (21) 9 8445-2555

Rua Maria Soares Sendas, 111 – Parque Barreto – São João de Meriti – Rio de Janeiro

Local Shopping Nova Iguaçu – Carreta

Dias: 27 a 30 de setembro

Horário: 10h às 18h30

Agendamento: Site Hemocentro Itinerante SAS Brasil

Av. Abílio Augusto Távora, 1111 – Luz, Nova Iguaçu – Rio de Janeiro

Como doar

Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente. Importante evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e respeitar o prazo de 12 horas para o caso de bebidas alcoólicas. Se estiver com sintomas de gripe ou resfriado, ou tiver tomado vacina recentemente, não deve doar temporariamente.

Impedidos de doação

Além dos requisitos habilitando os doadores, é importante estar atento sobre os itens que proíbem a doação, a saber: estar gripado ou com processo alérgico (tosse, coriza); vacina de Sarampo e Tétano – 4 semanas; ter feito tatuagem e/ou piercing há menos de 1 ano; ter tido Hepatite depois de 11 anos de idade; ter realizado endoscopia e/ou colonoscopia nos últimos 6 meses; ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas; ser usuário de drogas ilícitas; e alguns medicamentos impedem a doação (essa questão será tratada na Triagem Clínica, no momento da doação). Covid-19 | Vacinas:

Vacina de gripe – 48hs (2 dias);

Vacina Astrazeneca/Pfizer – após 7 dias;

Candidatos que apresentaram infecção pelo Covid-19 são considerados inaptos por um período de 30 dias.