Setembro Verde: Una e Hospital Municipal de Contagem fazem campanha pela doação de órgãos

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Izabela Ferreira
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde

O objetivo é incentivar o gesto que pode salvar vidas

O Dia Nacional da Doação de Órgãos é celebrado no dia 27 de setembro. A data, instituída pela Lei nº 11.584/2007, visa conscientizar a sociedade sobre a importância da doação e, ao mesmo tempo, fazer com que as pessoas conversem com seus familiares e amigos sobre o assunto, pois a recusa familiar é uma das principais causas da não doação de órgãos no país.

O Hospital Municipal de Contagem, em parceria com a turma do curso de Enfermagem do Centro Universitário Una, da Ânima Educação, deu início à campanha do Setembro Verde. Ações pontuais estão programadas para o dia 23 de setembro, como um banner ilustrativo, blitz nos setores do hospital, iluminação especial da fachada, e distribuição de brindes. Além disso, toda a equipe estará à disposição para conversar e orientar sobre o tema.

“O Setembro Verde ainda não é muito conhecido. Vamos trabalhar para incentivar as pessoas a tomarem uma decisão que pode salvar a vida de milhares de pacientes que muitas vezes aguardam por anos por um transplante. Atualmente, só em Minas Gerais, mais de cinco mil pessoas estão na fila à espera por um rim, córnea, fígado, coração, medula ou outros órgãos”, diz o enfermeiro e professor da Una Contagem, André Luiz Alvim.

Sobre a Una

Com 60 anos de tradição em ensino superior, o Centro Universitário Una, que integra o Ecossistema Ânima, oferece mais de 60 opções de cursos de graduação. Está entre os melhores centros universitários do país, pelo MEC, e é destaque na edição 2019 do Guia da Faculdade, iniciativa da Quero Educação com o jornal O Estado de São Paulo. Pelo ranking, a maioria dos seus cursos foi classificada positivamente com 4 e 5 estrelas. A instituição preza pela qualidade acadêmica e oferece projetos de extensão universitária que reforçam seus pilares de inclusão, acessibilidade e empregabilidade.