Brasil,

A importância da ecodopplercardiografia como diagnóstico precoce de cardiopatia congênita

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luciana Paim
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

*Dr. Gustavo A. G. Fávaro

Cardiologia e Ecocardiografia pediátrica e fetal do Sabará Hospital Infantil

As cardiopatias congênitas representam a principal causa de mortalidade perinatal por doença congênita e ocorrem com uma prevalência populacional de cerca de 8 a 12 casos por mil nascidos vivos. Cerca de 20 a 30% desses recém-nascidos morrem no primeiro mês de vida, sendo de fundamental importância o diagnóstico pré-natal para a diminuição desse índice.

Dados de literatura relatam nítida associação entre alterações cardíacas e óbitos fetais de até 39,5%, dependendo da idade gestacional. Estima-se que a incidência de cardiopatias congênitas em fetos deva ser cinco vezes maior do que em recém-nascidos.

A ecodopplercardiografia fetal é responsável pela definição da anatomia e do comportamento hemodinâmico de anomalias congênitas cardíacas, sendo realizado em torno de 28 semanas.

Com o atual desenvolvimento da assistência médica e avanço tecnológico, nós do Sabará Hospital Infantil realizamos o diagnóstico das alterações congênitas cardíacas e damos todo o suporte para aconselhamento familiar, tratamento e seguimento das crianças.

Há várias indicações formais para a realização do ecocardiograma fetal como:

- História familiar de cardiopatia congênita

- Doenças metabólica ( Diabetes, Fenilcetonúria )

- Anormalidades extracardíacas fetais

- Exposição a teratógenos

- Anomalias cromossômicas

- Exposição a inibidores de prostaglandinas ( ibuprofeno, salicilatos, indometacina )

- Arritmias fetais

- Rubéola congênita

- Hidropsia fetal não imune

- Doença auto imunes maternas ( LES, Sd Sjogren)

- Aumento da translucência nucal

- Síndromes familiares ( Marfan, Noonan, Ellis Van Creveld )

- Gestações múltiplas

- Fertilizações in vitro

- Retardo do crescimento fetal

- Idade materna avançada

- Suspeita de cardiopatia pelo ultrassom obstétrico

Contudo, a grande maioria dos recém-nascidos com cardiopatia congênita não realizam o ecodopplercardiograma em vida fetal, já que mais de 80% das malformações cardíacas ocorrem em fetos sem qualquer fator de risco. Nesse sentido muitos médicos indicam o exame de rotina.

A realização da ecocardiografia fetal confere uma especificidade de 90 a 100% e uma sensibilidade de 85% para o diagnóstico de cardiopatias congênitas.

Os benefícios do diagnóstico da cardiopatia em vida fetal são evidentes e são variáveis para cada tipo e apresentação da anomalia. Em cardiopatias que se apresentam de forma ativa, ou seja, ocasionam envolvimento e deterioração da hemodinâmica fetal pode haver necessidade de drogas antiarritmicas, de antecipação do parto ou intervenção cirúrgica fetal.

Fetos com cardiopatias graves e compensadas durante a manutenção da circulação fetal, ou seja, passivas, tem a oportunidade com o diagnóstico fetal e precoce de programarmos para o nascimento.

Com uma adequada recepção ao recém-nascido cardiopata é possível oferecer uma transição entre a vida fetal e pós-natal muita mais natural e limitar os fatores prejudiciais, aumentando a sobrevida e evitando a deterioração clínica, consequente a conduta errada, atraso diagnóstico ou transferência de um cardiopata instável.

Já em casos de cardiopatias leves, o diagnóstico precoce proporciona aos pais e ao corpo clínico tranquilidade na vigência de um sopro cardíaco, podendo-se confirmar o diagnóstico de forma eletiva.

Além disso, independentemente da complexidade da anomalia, o diagnóstico pré-natal permite um adequado aconselhamento familiar, um aprimoramento da relação médico-paciente e oferece oportunidade da família se informar, não se surpreender e preparar-se de maneira psicológica e logística.

A ecocardiografia fetal além de definir alterações cardiovasculares possibilita ainda a diferenciação entre cardiopatias ou variações da normalidade, como em casos de dilatação das câmaras direitas, refluxo tricúspide, derrame pericárdico e “Golf Ball”.

Ressalto e lembro, que como a maior parte dos recém nascidos cardiopatas são de gestações de baixo risco e consequentemente grande parte dos defeitos cardíacos congênitos não são diagnosticados antes do nascimento, os profissionais envolvidos nos cuidados a gestante e ao recém-nascido devem buscar a otimização do diagnóstico de cardiopatias estruturais e funcionais em vida fetal, tanto através do rastreamento adequado pela ultrassonografia obstétrica como pela ecocardiografia fetal, a qual atualmente é indispensável e com posição de destaque na propedêutica armada. Assim como a constante evolução da assistência clínica e cirúrgica aos recém nascidos com cardiopatia, o diagnóstico pré natal, que ainda é restrito, tem enorme impacto na sobrevida dessas crianças e qualidade de vida delas e suas famílias.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar