Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

A essencialidade dos psicólogos

A essencialidade dos psicólogos

Saiba por que esses profissionais devem ser prestigiados

Em todas as fases da vida sofremos perdas, decepções, tristezas, raivas, alegrias, problemas emocionais e físicos também. Independentemente da situação, temos bons e maus dias e, saber lidar com a positividade ou negatividade de forma saudável é essencial para uma vida vivida de forma leve e tranquila. E, essa sabedoria não é simplesmente natural para todos. Pelo contrário, é geralmente, desenvolvida por meio do contato com os psicólogos.

Os psicólogos são profissionais que, embora não sejam chamados de médicos, cuidam da saúde humana tanto quanto os doutores. Isso porque, mesmo com uma boa saúde física, ou seja, sem doenças ou sintomas aparentes, muitas pessoas não se sentem bem com a própria vida. Ou ainda, em alguns casos, podem ter transtornos emocionais, como a depressão e ansiedade, que, da mesma forma que um problema físico, devem ser tratados com seriedade.

De acordo com o psicólogo Alessandro Scaranto, “a saúde mental se tornou um termo muito popular na pandemia. Isso porque as pessoas perceberam os impactos que grandes mudanças podem gerar na vida de cada um”. Por isso, embora possa não ser visto com os olhos, os problemas emocionais são determinantes da qualidade de vida de uma pessoa.

Scaranto afirma que uma boa saúde mental está intrinsecamente ligada à uma boa qualidade de vida. Pessoas que se sentem bem consigo mesmas, têm uma boa autoestima, conseguem controlar as suas emoções e se permitem viver da melhor forma possível, de modo a se aceitarem e a entenderem as coisas boas da vida, são, na maioria das vezes, pessoas que investem na psicoterapia.

No entanto, de acordo com Scaranto, “os psicólogos não trazem felicidade a ninguém e sim identificam ferramentas que são inerentes de cada um para que essa busca seja constante e a pessoa consiga manejar seus sentimentos, angústias e problemas em uma imersão individual dentro de si mesmo ”. Por isso, o papel do psicólogo dentro da sociedade é de extrema importância por potencializar o indivíduo na elaboração de suas questões mais dolorosas.
Dentro de um cenário tão impactante, assustador e inseguro como o da pandemia fazer o acompanhamento com um psicólogo pode ajudar a manejar as emoções de forma saudável e proporcionar uma maior qualidade de vida.

Por último, o psicólogo explica que cuidar da saúde mental não é “frescura” ou “mimimi”. Cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da física. Isso porque, assim como problemas físicos podem desencadear emoções devastadoras, “Os problemas emocionais têm grande poder de desenvolverem doenças físicas. A saúde mental é o alicerce do seu sistema imunológico”, afirma Alessandro Scaranto.
Desse modo, os psicólogos são profissionais que se dedicam, principalmente, a potencializar o crescimento individual de cada um. Dar a possibilidade aos pacientes levarem as suas vidas da melhor forma possível, do modo e do jeito que querem e precisam, e da forma como eles se sentem bem. Esse é o objetivo dessa ciência tão essencial para a vida humana, a psicologia.

Alessandro Scaranto
Psicólogo - Especialista em Saúde Pública e Saúde da família
Acupunturista


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo