Brasil,

Principais dúvidas sobre a endometriose no consultório médico

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Caroline Sanchez
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Considerada uma das principais causas de infertilidade em mulheres, a doença pode ter sintomas bastante evidentes. Saiba mais!

É muito comum que surjam no consultório médico algumas questões que são comuns a quem pesquisou sobre a endometriose ou conversou com alguém que tenha feito algum tipo de tratamento ou cirurgia. Abaixo, o ginecologista e obstetra, Dr. Marcos Tcherniakovsky, especialista no tratamento da doença, responde algumas destas dúvidas que são comuns em seus atendimentos. Confira!

Existem sintomas da doença?

Isso varia caso a caso. Existem mulheres que não apresentam sintomas e que chamamos assintomáticas, outras com sinais inespecíficos e aquelas com sintomas bastante evidentes. Tal diferença nem sempre está associada com a gravidade da doença. Hoje, sabe-se que o problema acomete 10% das mulheres em idade reprodutiva, mas estudos apontam que a taxa pode ser muito maior, com diagnósticos ainda não realizados. Entre os sinais mais comuns estão cólicas menstruais, dor na relação sexual, dor pélvica crônica diária e infertilidade. Sintomas menos comuns incluem sangramento uterino anormal, dor lombar, fadiga crônica e disfunção intestinal.

Como a mulher sabe que tem endometriose?

Além dos sintomas que podem surgir acenderem um alerta, o diagnóstico definitivo costuma ser estabelecido após a visualização de lesões durante a laparoscopia e a biópsia. Mas, atualmente existem equipamentos de imagem e médicos especializados capazes de suspeitar fortemente, sem um procedimento cirúrgico.

É possível engravidar após desenvolver a doença?

Sim, porém, estima-se que 30% a 50% das mulheres com endometriose apresentam infertilidade. Muitas pacientes engravidam espontaneamente durante o tratamento, outras necessitam passar por cirurgia e algumas realizam tratamentos específicos com especialistas em fertilização.

Gravidez pode ser a cura da endometriose?

Não, o que ocorre é que os sintomas da doença são amenizados ou somem durante a gestação, já que existe um bloqueio hormonal nesse período. Porém, não se trata de cura, geralmente os sintomas ressurgem algum tempo depois do parto.

Endometriose só melhora com cirurgia?

Não, a intervenção cirúrgica é indicada apenas nos casos em que a dor é persistente e não melhora com medicamentos ou quando os sintomas limitam alguma função da mulher. Cada caso deve ser avaliado e individualizado.

Quem sofre com o problema pode praticar atividades físicas?

Deve. Muitas pacientes relatam que não praticam exercícios por conta da dor, mas a verdade é que a atividade física libera endorfina, que funciona com um anti-inflamatório e analgésico natural. Pacientes que se exercitam sentem uma melhora considerável, por isso recomendo especialmente exercícios que envolvem a musculatura abdominal e pélvica.

Os sintomas somem depois da menopausa?

Pode-se dizer que sim, mas não é regra. Acontece que nesta fase não existe mais a produção hormonal pelos ovários (falência hormonal) e com isso as possíveis lesões existentes tendem a diminuir e/ou desaparecer e consequente redução ou eliminação dos sintomas.

A endometriose tem cura?

Existe o controle da doença. Algumas mulheres apresentam regressão espontânea das lesões, outras melhoram com tratamento hormonal e algumas fazem a cirurgia e não têm recidiva. Porém, há casos de recidiva mesmo após a cirurgia.

É possível evitar a doença?

Após o diagnóstico, apenas com o tratamento é possível controlar a doença, porém, é possível evitar que o problema se agrave com exercícios físicos, alimentação saudável, restrição de bebidas alcoólicas e cuidados com a saúde mental. Temos que ter em mente que endometriose é a saída do tecido menstrual para fora do útero e para dentro da cavidade pélvica, portanto quanto menos menstruar menor será a chance de desenvolver a doença.

Sobre o especialista: Dr. Marcos Tcherniakovsky – Ginecologista e Obstetra – Especialista Vídeo-endoscopia Ginecológica (Histeroscopia e Laparoscopia). É Diretor de Comunicação da Sociedade Brasileira de Endometriose. Médico Responsável pelo Setor de Vídeo-endoscopia Ginecológica e Endometriose da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC. Médico Responsável na Clínica Ginelife. Membro da Comissão de especialidade em Endometriose pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetricia (FEBRASGO).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar