Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Entenda quais são os problemas bucais mais comuns na adolescência

O adolescente precisa cuidar da saúde bucal - Imagem - Pixabay O adolescente precisa cuidar da saúde bucal - Imagem - Pixabay

Jovens devem ter cuidado redobrado com a saúde bucal para prevenir doenças

A adolescência é uma fase da vida marcada por mudanças, tanto psicológicas quanto físicas, o que inclui alterações nos dentes e na boca. Doenças bucais e periodontais como cárie, gengivite, mau hálito, problemas com os dentes do siso e bruxismo são os mais comuns nessa fase.

“Muitos jovens acreditam que não carecem de tantos cuidados, mas a prevenção e os cuidados com a saúde bucal são necessários em qualquer fase da vida. A falta de higiene adequada, por exemplo, gera placa bacteriana (biofilme dental), com possível presença de sangramento gengival e dor”, comenta a Dra. Luciana Aparecida de Sousa Iwamoto, cirurgiã-dentista e presidente da Câmara Técnica de Ortodontia do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP).

Fatores de risco para a boca dos jovens

Os hábitos alimentares dos adolescentes podem representar um fator de risco para a saúde bucal. Alimentos açucarados, refrigerantes e energéticos devem ser evitados a fim de prevenir a formação de cárie dentária e a erosão ácida da superfície do esmalte do dente.

O uso de piercing na língua ou em outras regiões da boca também pode prejudicar a saúde do adolescente. Ao furar alguma parte do corpo, mesmo com todo o cuidado no procedimento, ainda há chance de infecções e outras complicações ocasionadas pelo uso do objeto, como a formação de tumores que podem ser malignos ou benignos.

“Há outros malefícios que podem surgir, como perda parcial do paladar, fratura dental, tumores benignos, verrugas e manchas esbranquiçadas na língua e nos dentes. A língua é formada por nervos e vasos sanguíneos e qualquer perfuração poderá causar danos muitas vezes irreversíveis”, explica a Dra. Luciana.

Higiene básica e confiança nas recomendações ajudam na prevenção

Mesmo sendo comuns na adolescência, os problemas bucais podem ser tratados e prevenidos com cuidados básicos, evitando complicações na fase adulta.

O mau hálito, condição comum entre jovens, tem tratamento e, dependendo do caso, pode ser resolvido apenas com a adoção de uma boa higiene bucal, seguindo as orientações de um profissional quanto à escovação e a alimentação.

Outros casos comuns entre adolescentes são as queixas de dores e outros incômodos ocasionados por desalinhamento dentário, como mordida cruzada ou profunda, ou mesmo pelo nascimento dos dentes do siso. Essas duas condições requerem um cuidado maior e um acompanhamento frequente do cirurgião-dentista, que avaliará a necessidade do uso de aparelhos ortodônticos ou de extração dos dentes.

No caso do uso de aparelho, é importante que o jovem entenda o procedimento e siga as recomendações feitas pelo cirurgião-dentista para sua eficácia. “Existem tratamentos que não comprometem a estética, como a ortodontia lingual e os alinhadores. É importante que o ortodontista, compreendendo as necessidades individuais de cada paciente, escolha o melhor recurso para um planejamento seguro e eficaz de tratamento, assim como é importante que o paciente esteja de acordo com o proposto.” ressalta a cirurgiã-dentista.

“É importante estabelecer um bom diálogo com o paciente, ter uma comunicação efetiva e direta acerca dos procedimentos e das razões que levaram a sua adoção. Ao se ter essa relação de parceria entre o paciente e o cirurgião-dentista, esse jovem se sente mais seguro, confia no profissional e, com isso, atenderá suas solicitações, sendo mais colaborativo com o tratamento”, completa.

Sobre o CROSP

O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) é uma autarquia federal dotada de personalidade jurídica e de direito público com a finalidade de fiscalizar e supervisionar a ética profissional em todo o Estado de São Paulo, cabendo-lhe zelar pelo perfeito desempenho ético da Odontologia e pelo prestígio e bom conceito da profissão e dos que a exercem legalmente. Hoje, o CROSP conta com mais de 145 mil profissionais inscritos. Além dos cirurgiões-dentistas, o CROSP detém competência também para fiscalizar o exercício profissional e a conduta ética dos Técnicos em Prótese Dentária, Técnicos em Saúde Bucal, Auxiliares em Saúde Bucal e Auxiliares em Prótese Dentária.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo