Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Especialista alerta sobre linfomas

O linfoma ocorre quando as células normais do sistema linfático sofrem mutações e passam a se multiplicar sem parar, disseminando-se pelo organismo - Divulgação O linfoma ocorre quando as células normais do sistema linfático sofrem mutações e passam a se multiplicar sem parar, disseminando-se pelo organismo - Divulgação

Doença possui dois tipos e Dia Mundial da Conscientização é em 15 de setembro

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que mais de 15 mil casos de linfoma tenham sido diagnosticados no Brasil, em 2020, entre Hodgkin ou não-Hodgkin, com aproximadamente cinco mil óbitos ocasionados pela doença. Linfoma é o nome de um conjunto de cânceres que atacam o sistema linfático, composto por órgãos, vasos, tecidos linfáticos e pelos linfonodos, que se distribuem em posições estratégicas do corpo para ajudar na defesa contra infecções. Esse sistema produz e transporta os glóbulos brancos, células que combatem as infecções e participam do sistema imunológico.

O linfoma ocorre quando as células normais do sistema linfático sofrem mutações e passam a se multiplicar sem parar, disseminando-se pelo organismo e se dividem em dois tipos: linfoma de Hodgkin (LH) e linfoma não-Hodgkin (LNH). Ambos apresentam comportamentos, sinais e graus de agressividade diferentes. A principal diferença está nas células doentes: o LH é caracterizado pela presença de células grandes e facilmente identificáveis no linfonodo acometido. Já o LNH não tem um perfil celular característico e possui vários subtipos. Para alertar a população sobre a doença, 15 de setembro é considerado o Dia Mundial da Conscientização sobre Linfomas.

O hematologista Adriano Arantes (CRM 12367/GO), que atende no centro clínico do Órion Complex, esclarece que apesar dos dois tipos existentes de linfoma, os sintomas podem ser semelhantes. “Como o aumento de gânglios linfáticos, perda de peso, febre e sudorese noturna. Além de aumento de órgãos como baço e fígado”, detalha ele, afirmando que alguns diagnósticos podem demorar. “Paciente demoram a perceber ou procurar o hematologista pois podem estar assintomáticos. Pode-se fazer ainda um diagnóstico diferente, para doenças infecciosas, inflamatórias e neoplasias de outras origens”, conta.

Infelizmente, essa não é uma enfermidade que é possível se prevenir. “Não existe prevenção para linfomas, embora sabemos que algumas doenças como HIV aumentam em várias vezes a chance de se ter linfoma. O importante é conhecer sobre a doença e procurar um hematologista caso perceba aumento de gânglios (ínguas), perda de peso, febre de causa desconhecida ou suores noturnos”, explica o especialista, revelando que a doença pode ser curada. “É possível cura, principalmente com os linfomas de Hodgkin e os linfomas não Hodgkin difuso de grandes células B. Os tratamentos dependerão do subtipo associados a características clínicas do paciente como idade, comorbidades, disfunções orgânicas”.

Adriano Arantes ressalta que linfoma não Hodgkin é mais comum que o linfoma de Hodgkin. “O linfoma não Hodgkin não é uma doença, mas uma categoria de câncer com alguns subgrupos divididos, primordialmente, em tipo agressivo ou indolente. A incidência aumenta com a idade, a média é de 67 anos”. Sobre o outro tipo o médico salienta. “O linfoma de Hodgkin pode acometer tanto crianças como adultos, mas é mais comum no início da idade adulta, especialmente na faixa dos 20 anos. O risco de linfoma aumenta novamente após os 55 anos. Em geral, a idade média do diagnóstico é 39 anos”, afirma o hematologista.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo