Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Você sabe a importância de descartar medicamentos de forma correta?

Segundo dados do Conselho Federal de Farmácia, no Brasil existe uma farmácia para cada 3.300 habitantes e o País está entre os dez que mais consomem medicamentos no mundo.

Agora imagina o número de medicamentos que são descartados por ano de forma incorreta nos lixos e esgotos das cidades, poluindo o meio ambiente e prejudicando a vida de animais e pessoas.

O descarte correto de medicamentos vencidos ou em desuso apesar de ainda ser um assunto pouco divulgado, mas vem ganhando espaço ao longo dos últimos anos, afinal, o Brasil é um dos maiores consumidores de medicamentos.

Este tema ganhou força em 2020 quando foi publicado o decreto nº 10.388 que regulamenta no âmbito federal o descarte de medicamentos com o sistema de logística reversa de medicamentos domiciliares, ainda em fase de implementação.

Segundo Isabela Silvério, Coordenadora de Farmácia do Hospital de Clínicas do Ingá, dentre os riscos do descarte inadequado destaca-se a contaminação do solo e água, além da possibilidade de uso inadequado, que ocorre quando são descartados em lixo comum.

“Assim, os medicamentos vencidos não devem ser descartados na pia, vaso sanitário ou no lixo comum. Embora ainda haja uma lacuna na legislação, há algumas iniciativas em grandes redes de drogaria para o recolhimento dos medicamentos vencidos ou impróprios para uso, bem como aplicativos que auxiliam a localização desses locais”, explica Isabela.

Outros temas que podem ser abordados pela Farmacêutica:

Adesão à terapia medicamentosa?

Como se preparar para a consulta médica?

Armazenamento e cuidado com os medicamentos em ambiente domiciliar?


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo