Brasil,

Dr Thiago Marra mobiliza colegas para reduzir a fila para cirurgias no SUS: Brasil tem 904 mil à espera e demora chega a 12 anos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Claudia Cristina
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Brasil tem 904 mil à espera de cirurgia no SUS; Demora chega a 12 anos. Um dos casos levantados pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) foi o do Richard Almeida, que pós a mudança de sexo, aguardava a mastectomica para se tornar bombeiro. A luta dele chegou ao fim com a solidariedade do cirurgião plástico Dr. Thiago Marra que acredita que se cada médico particular adotar um paciente da fila, vai reduzir o tempo de espera e evitar o agravamento do quadro clinico e emocional dos pacientes. SP, MG, RJ, CE e DF estão entre os 10 primeiros colocados no ranking nacional que apresenta mais demora nos tratamentos cirúrgicos

Richard tem 24 anos e sonha em ser bombeiro civil. Ele nasceu com sexo feminino, mas foi na adolescência que descobriu que estava em corpo errado. Aos 20 anos se reconheceu como homem Transgênero. Um ano depois buscou orientação médica para começar uma terapia com hormônios masculinos. Logo vieram a barba, o timbre de voz mais grave, o nome masculino e a esperança de um trabalho.

Mas foi depois de uma entrevista em junho desse ano, quando emocionou o Brasil por estar 5 anos na fila do SUS para a retirada das mamas, uma surpresa inesperada. Dr. Thiago Marra o procurou pelas mídias sociais e ofereceu uma mastectomia masculinizadora gratuita. A técnica usada para a retirada da mama foi pela auréola. “Retiramos a glândula, mas deixamos uns 10% do tecido mamário que compõe a região”, comenta o médico ao informar que a cirurgia durou duas horas.Na recuperação Richard ficou vários dias de repouso, fez sessões de fisioterapia e drenagem linfática. “... me sinto pleno, feliz e agradecido por me tornar um homem completo”, agradece Richard.

O reconhecimento do cirurgião plástico vem de longa data. Ele se tornou referência nacional com ações como esta. Recentemente retirou parte do silicone industrial da Youtuber Luisa Marilac e passou a alertar em lives sobre o perigo da demora dos procedimentos que podem agravar o quadro dos pacientes e responder perguntas de pacientes. Com a cirurgia do Richard Almeida, Dr. Thiago Marra iniciou uma campanha de conscientização de outros médicos particulares para que cada um adote um paciente do SUS com objetivo de colocar a fila para andar.

O número de demandas represadas é provavelmente mais alto, já que o Levantamento do Conselho Federal de Medicina reúne apenas dados de 16 secretarias estaduais e 10 municipais; Há ainda a fila por procedimentos nos serviços de saúde federais, sem falar ainda naquelas pessoas que precisam da cirurgia, mas nem sequer têm acesso ao especialista que dá o encaminhamento. No Estado de São Paulo, há casos em que o paciente aguarda desde 2005, recorde entre os Estados que responderam ao CFM. Na rede paulista, 143 mil esperam por cirurgia.

Entre os procedimentos com o maior número de demandas represadas no Brasil estão as cirurgias de catarata (113.185), correção de hérnia (95.752), retirada da vesícula (90.275), varizes (77.854) e de amídalas (37.776). Só estes cinco tipos concentram quase metade de todos os pedidos na fila. O Estado de SP lidera o ranking com 143 mil procedimentos cirúrgicos na fila e os Estados como MG, CE, RJ, RS,DF, PR, POA, MS e GO estão entre os 10 primeiros colocados

Serviço
Lives
Dia: todas às segundas-feiras
Horário: 20h
Link: https://www.instagram.com/drmarra/
https://www.instagram.com/drmarra/

Cirurgião Plástico Dr. Thiago Marra:

Membro da associação brasileira de médicos pós graduados - ABRAMEPO, e membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Plástica. Além de ser especialista em rinoplastia, realiza vários procedimentos como prótese de mama, mastopexia, lipoaspiração e harmonização facial, para depois da cirurgia de redesignação sexual. Fora do centro cirúrgico, fundou a Associação de Dentistas Especialistas em cirurgias faciais que visa combater a reserva de mercado e apoiar a classe da Odontologia para realização de procedimentos estéticos, como a harmonização orofacial.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar