Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Pró-Saúde promove lives com especialistas sobre estratégias de segurança do paciente

No mês em que é celebrado o Dia Mundial da Segurança do Paciente, a entidade filantrópica debate diferentes faces na construção de um cuidado seguro ao paciente.

As ações e principais estratégias em segurança do paciente serão tema do próximo encontro online promovido pela Pró-Saúde no mês de setembro.

A entidade filantrópica, com atuação em todo o país na administração de serviços em saúde, irá realizar uma série de lives nos dias 13, 15 e 17 com especialistas nas áreas assistencial e administrativa para aprofundar o debate sobre segurança do paciente.

No dia 13, às 15h, o médico e superintendente técnico da ONA (Organização Nacional de Acreditação), Péricles Góes Cruz, fala sobre “Operacionalizando a Cultura de Segurança do Paciente”.

Dia 15, também às 15h, a médica e uma das maiores especialistas em segurança do paciente no Brasil, Elenara Ribas, aborda “A identificação dos riscos assistenciais e organizacionais como estratégia na segurança do paciente”.

Encerrando a série, na sexta-feira, dia 17, o advogado e mestre em direito tributário pela Universidade de Lisboa, Bernardo Lobo, aborda “A contribuição da experiência do paciente na segurança assistencial”.

O encontro online também faz alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente (17/9), que amplia a conscientização sobre o assunto e incorpora práticas e metodologias que reduzam os riscos na assistência ao paciente.

“A segurança é o eixo principal da assistência centrada no paciente e o debate contínuo desse tema estimula o fortalecimento dessa cultura nas unidades que gerenciamos. Outro aspecto é que, a partir deste debate, surgem processos e ferramentas estratégicas para melhoria contínua do cuidado”, comenta Fernando Paragó, diretor Corporativo Médico da Pró-Saúde.

No Brasil, o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), lançado pelo Ministério da Saúde em 1 de abril de 2013, norteia as ações sobre o tema.

De acordo com Veruska Amorim, gerente Corporativa do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente na entidade, “os objetivos do PNSP estão relacionados a prevenção, monitoramento e redução dos riscos no atendimento, promovendo melhorias nos serviços de saúde em todo o país”.

No processo assistencial, a participação do paciente e familiares também cresce, sendo estimulada para aumentar o fortalecimento da qualidade no ambiente hospitalar, favorecendo a percepção do atendimento seguro.

“Além do cuidado com o bem-estar, o objetivo também é tornar positiva a experiência do paciente, garantido ações que tornem seguro o atendimento e proporcionem o restabelecimento da saúde”, explica Valdirene Carrera, especialista em Relacionamento do Paciente da Pró-Saúde.

Valdirene complementa destacando que a conscientização do paciente em relação ao próprio atendimento tem sido fator importante na cultura de segurança no ambiente hospitalar, e que também fará parte do debate promovido pela entidade.

“Atuamos no sentido de empoderar o paciente e torná-lo parte na composição de processos, aumentando a consciência sobre procedimentos importantes e as diversas etapas na assistência, desde a identificação correta, limpeza do ambiente entre outros que são conduzidos durante o tratamento”, conclui.

Para assistir gratuitamente às lives, que serão transmitidas pelo Microsoft Teams, clique nos temas de cada um dos dias:
​​​​​​​
- Dia 13/9, às 15h: “Operacionalizando a Cultura de Segurança do Paciente”, com o médico e superintendente técnico da ONA (Organização Nacional de Acreditação), Péricles Góes Cruz.

- Dia 15/9, às 15h: “A identificação dos riscos assistenciais e organizacionais como estratégia na segurança do paciente”, com a especialista em segurança do paciente no Brasil, Elenara Ribas.

- Dia 17/9, às 15h: “A contribuição da experiência do paciente na segurança assistencial”, com o advogado e mestre em direito tributário pela Universidade de Lisboa, Bernardo Lobo, aborda.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo