Brasil,

Será Rosácea?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Malu Reda Assessoria de Comunicação
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Doença que pode ser confundida com a acne, é um distúrbio inflamatório crônico que atinge a glândula sebácea, principalmente na face e que vem acompanhado de rubor e aumento dos vasos nessa região.

Isso porque as duas inflamações deixam a pele avermelhada, irritada. “Porém a rosácea atinge uma extensão maior da pele e pode apresentar graus diferentes, desde apenas a vascularização aumentada, no grau leve, até pústulas e nódulos, nos casos mais graves”, descreve Carla Bortoloto, médica especializada em Dermatologia clínica e cirúrgica, tricologista, professora da Pós-Graduação em Dermatologia das Faculdades BWS, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Clínico Cirúrgica (SBDCC) e da American Academy of Dermatology (AAD).

A seguir, a Dra. Carla Bortoloto responde algumas dúvidas sobre rosáceas:

Existe algum tipo de pele mais propensa a desenvolver rosácea?

Geralmente a rosácea acomete com maior frequência peles mais claras, mas isso não significa que ela não possa surgir em peles mais morenas. Peles oleosas, com tendência à acne, e peles mais sensíveis também podem desenvolver a doença mais facilmente.

Quais são seus sintomas?

Vascularização aumentada, edema facial sensação de calor na pele e irritação, são alguns dos sintomas. Já a exposição solar, frio e vento, que deixam a pele ressecada, podem agravar o problema, bem como o estresse e o consumo de álcool.

Existe fator hereditário?

Sim, ela pode estar relacionada com fatores hereditários, geralmente quando parentes mais próximos apresentam o problema. Também é mais comum em descendentes europeus e indivíduos com a pele mais clara.

O problema acomete mais homens ou mulheres?

Mulheres são mais propensas a manifestar a doença, sendo maior a prevalência em naquelas com idade entre os 30 e 50 anos.

Por que a rosácea se torna mais evidente no outono e inverno?

Por ser uma época mais fria, alguns hábitos podem se tornar fatores desencadeantes: maior consumo de bebidas alcoólicas, bebidas quentes, mudanças bruscas de temperatura entre ambientes aquecidos e ambientes externos e temperatura elevada da água do banho.

Quais cuidados com a pele a pessoa que apresenta Rosácea deve ter?

A higienização diária da pele deve ser feita com o uso de solução hipoalergênica, sem essência ou sem conservantes, como a água micelar.

O filtro solar também não deve ser esquecido. O ideal é que o produto seja 100% físico (prescrito pelo dermatologista), para garantir proteção sem interação e absorção da pele. Ele deve ser reaplicado a cada duas horas.

No caso dos homens com barba, existe algum cuidado extra?

Nesse caso, deve-se evitar a aplicação de loções pós-barba. Pode-se também realizar depilação a laser, para evitar o trauma causado pela lâmina na pele diariamente.

Quais e como são os tratamentos indicados?

Como a rosácea não tem cura, os tratamentos visam o seu controle. Dependendo do tipo de rosácea e do grau em que está manifestada, pode ser indicado o uso de substâncias tópicas em forma de cremes e géis, como o ácido azeláico ou o antibiótico Metronidazol. Já para a vermelhidão, podem ser prescritas substâncias vasoativas, que diminuem a dilatação dos vasos sanguíneos do rosto, como a brimonidina, já aprovado pelo FDA (Food and Drug Administration). Pode-se também utilizar antibióticos orais para o controle dos sintomas. Em casos muito refratários, pode-se optar pela Isotretinoína oral, muito conhecida no tratamento da acne inflamatória grave, para que haja um controle mais efetivo.

Sobre a médica

Dra.Carla Bortoloto, médica especializada em Dermatologia clínica e cirúrgica, tricologista, professora da Pós-Graduação em Dermatologia das Faculdades BWS, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Clínico Cirúrgica (SBDCC) e da American Academy of Dermatology (AAD)


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar