Setembro Vermelho alerta para a saúde cardiovascular
Saiba o que representa a cor e conheça melhor as campanhas que buscam estimular cuidados e a atenção à saúde do coração
Pensando em estimular que as pessoas façam exames e consultas médicas com maior frequência, foram criados movimentos coloridos de campanhas de saúde, como o Setembro Vermelho, um mês dedicado à saúde cardiovascular por causa do Dia Mundial do Coração, que tem sua data oficial no dia 29.
No Brasil, cerca de 300 mil casos de infarto agudo do miocárdio são registrados por ano, por essa razão as campanhas deste mês são tão relevantes, é o que explica o cirurgião cardiovascular e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, Dr. Elcio Pires Junior. “É uma época extremamente importante para ampliar ainda mais esse debate sobre a saúde do coração”, comenta.
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, as notificações de óbito por doenças cardíacas ou por causa indeterminada, em domicílio, aumentaram 50% no ano passado, por isso, este ano, os médicos especialistas pretendem aproveitar o momento para lembrar que os cuidados devem ser contínuos mesmo durante a pandemia. "Por causa do coronavírus, muitos pacientes deixaram de ir ao médico com medo de se contaminar, mas, infelizmente, as mortes por infarto e AVC continuaram a acontecer", ressalta Junior.
De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo, e para prevení-las é fundamental adotar hábitos saudáveis, que incluem visitas regulares ao médico cardiologista. “Alguns fatores de risco devem ser acompanhados ainda mais de perto, como é o caso da diabetes, hipertensão, tabagismo, estresse, obesidade, doença da tireoide e colesterol alto”, finaliza o especialista.
Dr. Elcio Pires Junior: coordenador da cirurgia cardiovascular do Hospital e Maternidade Sino Brasileiro - Rede D'or - Osasco, e coordenador da cirurgia cardiovascular do Hospital Bom Clima de Guarulhos. É membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e membro internacional da The Society of Thoracic Surgeons dos EUA. Especialista em Cirurgia Endovascular e Angiorradiologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. E atualmente é cirurgião cardiovascular pela equipe do Dr. André Franchini no Hospital Madre Theodora de Campinas.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário