Brasil,

Com a pandemia, aumentou o número de pacientes com Fraqueza Muscular Adquirida na UTI. Nutricionistas indicam soluções

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maurício Santini
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Um percentual considerável de pacientes que ingressam na Unidade de Terapia Intensiva – UTI apresenta a Fraqueza Muscular Adquirida na UTI (FAUTI). Essa variação é decorrente do status nutricional prévio à admissão na UTI, e a equipe médica deve considerar, além da quantidade de massa magra pré-existente, as comorbidades do paciente.

O estado nutricional anterior à admissão da Unidades de Tratamento Intensivo é determinante no desfecho do paciente, tanto em relação ao tempo de internação quanto à sobrevida e tempo de utilização de ventilação mecânica desse paciente.

A fraqueza é causada principalmente pelo longo tempo de permanência na UTI, assim como pelo tempo de ventilação mecânica, estado inflamatório, resistência anabólica imposta ao paciente, estado catabólico que o indivíduo se encontra e pela inadequação calórica e proteica apresentada.

De acordo com a nutricionista clínica da CMW Saúde, empresa distribuidora de produtos para saúde, Maria Eugênia Gutheil, quanto maior for a perda de massa muscular na UTI, maior serão as complicações clínicas e pior será o desfecho do paciente. “Dentre essas complicações, podemos elencar a redução da imunidade, aumento de infecções, redução da cicatrização de feridas, aumento de fraqueza muscular, pneumonia, sobrevida e mortalidade”, adverte ela.

Segundo Maria Eugênia, a nutrição na assistência domiciliar para a recuperação do paciente é muito importante, principalmente quando falamos nas metas calóricas e proteicas. “Complementar a alimentação do paciente pode ajudar em sua recuperação. Se o paciente vai para casa em regime de alimentação enteral, muitas vezes a tolerabilidade da fórmula nutricional vai corroborar com a inadequação nutricional, principalmente proteica. A fórmula deve apresentar boa tolerabilidade, isso relacionado a qualidade proteica”, salienta a especialista.

Na opinião de outra nutricionista clínica, Luanna Caramalac, “nos casos de FAUTI, é importante entrar com uma fonte proteica adequada, ingestão de aminoácidos que têm poder de absorção grande pelo organismo, além de uma alimentação com fontes proteicas como ovos, carnes, frango, etc. É preciso investir na saúde da microbiota intestinal para que o órgão absorva os nutrientes, além da complementação com vitaminas como Complexo B, Vitamina D que auxilia na imunidade, Vitamina K 2 para poder absorver a Vitamina D, magnésio, zinco, entre outros”.

Para Luanna, muitas vezes, depois que o paciente sai da UTI é preciso ministrar doses de ataque, com maior teor de suporte nutricional para a recuperação do organismo. “Também é importante promover uma biogênese mitocondrial para poder restabelecer o organismo.”

“O paciente que realizou a jornada na UTI é um grande candidato a suplementação oral domiciliar e precisa mantê-la para ter efetividade e assim melhorar a reabilitação nutricional. Essa suplementação deve ser mantida por no mínimo 30 dias, tendo como ideal 12 semanas”, finaliza Maria Eugênia.

SOBRE A NUTRICIONISTA:

Dra. Luanna Caramalac Munaro atua na área da saúde integrativa com o foco em prevenção e tratamentos de doenças crônicas não transmissíveis, como: doenças autoimunes, depressão, infertilidade, câncer, diabetes, HAS, compulsão alimentar e emagrecimento. Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional- VP, em Adequação Nutricional e Manutenção da Homeostase, Pós- graduanda em Nutrição Comportamental- IPGS, formação em modulação intestinal.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar