Brasil,

Câncer de estômago: saiba mais sobre a doença que atinge cerca de 21.230 pessoas no Brasil e que pode ser evitada com hábitos saudáveis

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aryane Costa
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

A doença é mais comum no sexo masculino em todo mundo

O câncer de estômago ou câncer gástrico é a neoplasia maligna que se origina no estômago. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados no Brasil 21.230 novos casos de câncer de estômago do Brasil, sendo 13.360 em homens e 7.870 em mulheres. Assim como os outros tipos de cânceres, múltiplos fatores são responsáveis pelo seu aparecimento no corpo. Isso ocorre de tal forma que uma célula normal do estômago pode sofrer o processo de carcinogênese (se tornar maligna) e dar origem ao câncer de estômago. Ele pode se espalhar para outros órgãos próximos ou até mesmo distantes, processo que chamamos de metástase.

"É importante saber que um fator de risco não determina o câncer isoladamente, mas aumenta as chances de uma pessoa ficar doente. Existem elementos de risco que não podem ser alterados como: a idade (mais frequente acima de 60 anos), ser do sexo masculino, além dos fatores genéticos. Felizmente, apenas 3% a 5% dos cânceres de estômago são hereditários, ou seja, causados por genes herdados de nossos pais", explica a especialista Tania Moredo, oncologista do Hospital IGESP.

A médica lista outros fatores que desempenham um papel significativo no aumento do risco para o câncer de estômago:

• Fumar;

• Estar acima do peso ou ser obeso;

• Ter uma dieta rica em alimentos defumados, em conserva ou salgados;

• Cirurgia anterior de estômago para úlcera gástrica;

• Consumir álcool;

• Doenças pré-existentes, como anemia perniciosa, lesões pré-cancerosas (como gastrite atrófica e metaplasia intestinal) e infecções pela bactéria Helicobacter pylori (H. Pylori);

• Gastrite crônica e úlceras de estômago mal curadas;

• Trabalhar nas indústrias de carvão, metal, madeira ou borracha;

• Exposição ao amianto;

• Trabalhadores rurais que foram expostos a uma série de compostos químicos, em especial, agrotóxicos.

Vale destacar que essa doença é mais comum no sexo masculino, seja no Brasil ou mundo a fora. O câncer de estômago em homens é o segundo mais frequente nas regiões Norte, Sul, Sudeste e Centro-Oeste, sendo o quarto câncer mais frequente. Já para as mulheres, é o quinto câncer mais frequente nas Regiões Norte e Sul, e ocupa a sexta posição no Centro-Oeste e Nordeste, seguido pela Sudeste, ocupando a sétima posição.

"No início, os principais sintomas são: indigestão, sensação de inchaço após as refeições, azia, ligeira náusea e perda de apetite", pontua a oncologista.

Episódios eventuais de indigestão ou azia após uma refeição não significam que você tenha câncer, mas ao se esses sintomas ocorrerem com muita frequência, é importante conversar o quanto antes com seu médico. "À medida que o câncer gástrico avança, pode haver sintomas mais sérios, como: dor de estômago, sangue nas fezes, vômito, perda de peso sem motivo, dificuldade para engolir, olhos ou pele amarelados, inchaço no abdômen, constipação ou diarreia, fraqueza ou sensação de cansaço, azia e náuseas", enfatiza.

Prevenção

Adotar uma dieta saudável com mais frutas e vegetais frescos, que são alimentos ricos em fibras e vitaminas, que pode diminuir o risco de câncer. "Evite alimentos muito salgados, em conserva, curados ou defumados, como cachorro-quente, carnes processadas ou queijos defumados, é importante também manter o seu peso em um nível saudável, não fumar e praticar atividades físicas regularmente", orienta.

Diagnóstico

Os médicos normalmente não fazem exames de rotina para câncer de estômago, principalmente por não ser tão comum. "Para o diagnóstico deste tipo de câncer, é necessário passar em consulta médica para uma avaliação, onde será feita uma análise sobre os sintomas, seu histórico médico e familiar. No consultório será realizado o exame clínico, sendo que podem ser solicitados alguns exames adicionais, como exames de sangue, endoscopia alta (exame de imagem para examinar o estômago), tomografia computadorizada (exame de imagem do interior do seu corpo) e a biópsia (o médico retira um pequeno pedaço de tecido do estômago para examiná-lo ao microscópio em busca de sinais de células cancerosas). A biópsia pode ser feita durante uma endoscopia", esclarece.

Tratamento para o câncer de estômago

O tratamento do câncer de estômago envolve uma equipe multidisciplinar, composta por médico oncologista, cirurgião, radioterapeuta e nutrólogo. De acordo com a oncologista, existem três modalidades de tratamento para esse tipo de câncer: cirurgia, terapia sistêmica (quimioterapia e outras drogas) e radioterapia. "A cirurgia também é um tratamento comum para o câncer de estômago, especialmente quando está nos estágios iniciais. Dependendo da sua situação, é possível incorporar técnicas cirúrgicas minimamente invasivas ao realizar a gastrectomia para ajudar a diminuir o risco de complicações, encurtar o tempo de recuperação e minimizar a dor. Os cânceres de estômago avançados ou agressivos podem exigir gastrectomia parcial ou total", complementa.

Além disso há outros tratamentos como terapia sistêmica e radioterapia. "A terapia sistêmica é o tratamento que o oncologista faz por meio da quimioterapia, terapia alvo ou imunoterapia. Cada caso é analisado individualmente e planejado de acordo com os princípios da literatura médica especializada no tratamento do câncer. Já a radioterapia é um dos procedimentos mais comuns para o combate ao câncer. A radiação pode ser usada sozinha ou com outros tratamentos, como cirurgia, quimioterapia, hormônios ou terapia direcionada. Vale lembrar que a escolha do tratamento para o câncer de estômago depende do estadiamento da doença, que indica a quão avançada está e o quanto ela se espalhou pelo corpo", finaliza a especialista.

Sobre o Hospital IGESP

Fundado em 1956, o Hospital IGESP é um hospital geral de máxima eficiência e perfil cirúrgico, conceito atestado em sua competente equipe de profissionais da saúde, mobilizada para cuidar dos pacientes de forma global. O corpo clínico é composto por especialistas renomados que estão em constante processo de atualização e aprimoramento de novas técnicas que visam garantir a eficiência da assistência e o bem-estar dos pacientes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar