Hospital Bom Samaritano adere à Campanha Agosto Dourado
Movimento simboliza a luta para incentivar o aleitamento materno
O mês de agosto é dedicado à Campanha que prevê diversas ações para estimular, apoiar e proteger o aleitamento materno, ao redor do mundo. Denominada ‘Agosto Dourado’, a Campanha adotou a cor dourada em alusão à qualidade do leite materno, considerado padrão ouro pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para alimentação dos recém-nascidos.
E o Hospital Bom Samaritano, de Maringá, também aderiu à iniciativa que neste ano tem como mote ‘Proteger a amamentação: uma responsabilidade de todos’ e que se concentra em mostrar como o aleitamento materno pode contribuir para melhorar a saúde e ampliar o bem-estar de todos.
Dados do Ministério da Saúde, mostram que o leite materno é a melhor fonte de nutrição para bebês e a forma de proteção mais econômica e eficiente para diminuir as taxas de mortalidade infantil. De acordo com o órgão federal, o leite materno é capaz de reduzir em até 13% os índices de mortes de crianças menores de cinco anos.
Já a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância (Unicef), destacam que cerca de seis milhões de vidas são salvas, por ano, em razão do aumento nas taxas de amamentação, feita de maneira exclusiva, até o sexto mês de vida do bebê.
A médica, Clarissa Botura Amado, da UTI Neopediátrica e do Berçário do Hospital Bom Samaritano destaca que a mulher precisa de orientação adequada e uma boa rede de apoio para que o aleitamento materno ocorra de maneira saudável e apropriada. A mãe precisa ter a proteção do aleitamento em todos os âmbitos, seja em casa com a família e até vizinhos; no trabalho com amparo da legislação; e na imprensa com a divulgação de informações corretas sobre o assunto.
“A amamentação é um dos melhores investimentos para salvar vidas infantis e melhorar a saúde, o desenvolvimento social e econômico dos indivíduos e nações”, diz Clarissa ao finalizar que mesmo as mães que tiveram casos confirmados de Covid-19 devem amamentar. Abaixo ela lista os principais benefícios do aleitamento materno.
Para as crianças:
Protege de diarreias, infecções respiratórias e alergias;
Diminui as chances de desenvolver no futuro doença de Crohn, linfoma, hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade;
Ajuda a desenvolver a face para que tenha dentes fortes, desenvolva bem a fala e tenha boa respiração;
Melhora a digestão e minimiza cólicas;
Criança amamentada tem Quociente de Inteligência (QI) 3 pontos a mais quando comparada a não amamentada.
Para as mães:
Protege contra o câncer de mama e de ovário e o risco de uma hemorragia após o parto é menor;
Evita a osteoporose e protege contra doenças cardiovasculares, como infarto, hipertensão arterial e colesterol alto;
Reduz o risco de desenvolver diabetes tipo 2 e artrite reumatoide;
Faz o útero voltar ao tamanho normal mais rápido;
Diminui o sangramento e preveni a anemia materna;
Mesmo com todos os benefícios do aleitamento materno no Brasil, dados do relatório preliminar do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani), do Ministério da Saúde, apontam que menos da metade (45,7%) das crianças menores de seis meses de idade recebe a amamentação exclusiva. O estudo avaliou 14.505 crianças brasileiras menores de cinco anos entre fevereiro de 2019 e março de 2020.
A Campanha Agosto Dourado - Criada em 1991 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a Campanha tem como objetivo promover ações para destacar a importância do aleitamento materno. No Brasil, o mês do Aleitamento Materno foi instituído pela Lei nº 13.435/2.017 a qual determina ações intensificadas no decorrer de agosto para conscientização e esclarecimento sobre o aleitamento. Para este ano os objetivos são:
Informar sobre a importância de proteger a amamentação;
Apoiar como uma responsabilidade vital de saúde pública;
Articular-se com indivíduos e organizações para maior impacto;
Potencializar ações para proteger para melhorar a saúde coletiva;
Destacar que o aleitamento materno é um direito humano que precisa ser respeitado, protegido e cumprido.
O Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. O leite materno é gratuito, prático (a mãe pode amamentar sempre e no local que quiser), e não desperdiça recursos naturais ou polui o meio ambiente. A campanha é uma política de incentivo à amamentação que já entrou, definitivamente, no calendário mundial.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário