Brasil,

Cólica menstrual: normal ou de endometriose?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Caroline Sanchez
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Entenda quais são as principais diferenças

Uma dúvida muito frequente entre as mulheres é se a cólica é decorrente do ciclo menstrual ou se a dor é por causa da endometriose. O ginecologista e obstetra, Dr. Marcos Tcherniakovsky, especialista em endometriose e diretor de Comunicação da Sociedade Brasileira de Endometriose (SBE) aponta algumas características importantes para ficar atenta para distinguir cada caso, mas adianta que o ideal é procurar atendimento médico para o diagnóstico correto.

Cólica menstrual

Geralmente, elas têm início antes da menstruação e podem aparecer também durante o período de sangramento, mas de uma forma leve, que é aliviada com medicações mais simples e quase sempre não está associada a outros sintomas.

Cólica da endometriose

Quando a mulher tem cólicas que a incapacitam de realizar suas atividades diárias com outros sintomas associados, como alterações do hábito intestinal e urinário durante o período menstrual, dor na relação sexual e, em alguns casos, infertilidade, tudo indica que pode ser um quadro de endometriose.

Em ambas as situações, é necessário procurar um médico ginecologista para o diagnóstico, porque muitas mulheres podem ter endometriose e serem assintomáticas e outras sentirem fortes cólicas menstruais dentro do seu ciclo, sem estarem com a doença.

Para o tratamento da endometriose, pode ser prescrito o uso de anticoncepcionais hormonais e medicações específicas para a melhora da qualidade de vida e bloqueio da menstruação. A laparoscopia, um método minimamente invasivo, em que se opera por meio de pequenos furos e pela inserção de uma câmera dentro do abdômen pode ser indicado em casos específicos, quando o tratamento clínico não surte efeito, onde o médico consegue identificar e remover as lesões.

SOBRE O ESPECIALISTA

Dr. Marcos Tcherniakovsky – Ginecologista e Obstetra - Especialista em Endometriose e Vídeoendoscopia Ginecológica (Histeroscopia e Laparoscopia). Atualmente é Médico Responsável pelo Setor de Vídeo-Endoscopia Ginecológica e Endometriose da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC. É Médico Responsável na Clínica Ginelife. Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela FEBRASGO e Diretor de Comunicação da Sociedade Brasileira de Endometriose. Membro da Comissão Nacional de Especialidades em Endometriose pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar