Brasil,

Apenas 2% hospitais privados registram ocupação de UTI para Covid acima de 80%

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Matsuda Press
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Pesquisa SindHosp mostra diminuição na ocupação de leitos Covid e aumento de cirurgias eletivas. Em maio, pesquisa de número 12, realizada entre 11 a 15 de maio 2021, registrava 88% dos hospitais privados paulistas com ocupação de UTI superior a 80%. Hoje apenas 2% dos hospitais relatam ocupação de UTI superior a 80%. E 42% apontam ocupação de leitos de UTI entre 51% e 70%

Pesquisa de número 17 realizada pelo SindHosp- Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo, com 66 hospitais privados respondentes, demonstra que a pressão por internação diminuiu consideravelmente nos últimos dez dias: 94% dos hospitais informam que não houve aumento de internações de pacientes com Covid-19 nos últimos 10 dias.

O levantamento ouviu 66 hospitais, sendo deste total 27% de hospitais da capital e 73% do interior, que somam 2.795 leitos de UTI e 5.512 leitos clínicos dedicados ao atendimento Covid.

Ocupação de leitos de UTI

Também o número de hospitais com taxa de ocupação de UTI para Covid-19 acima de 80% despencou. Na pesquisa de número 15 (28/6 a 02/07) eram 62% dos hospitais que relatavam ocupação acima de 80% dos leitos de UTI para pacientes Covid-19. Na pesquisa 16 (12 a 19 de julho), o percentual de hospitais com taxa de ocupação de UTI Covid acima de 80% caiu para 6%. No levantamento atual, apenas 2% relatam ocupação superior a 80%. Hoje 42% dos hospitais possuem ocupação de UTI entre 51% e 70% e 33% registram ocupação entre 71% e 80%.

Taxa de ocupação - Leitos UTI

Em números absolutos, 26 hospitais responderam que do total de 418 leitos disponíveis de UTI, 249 encontram-se ocupados, correspondendo a 60% de leitos ocupados por infectados Covid-19.

Ocupação de leitos clínicos

Também a ocupação de leitos clínicos acima de 80% caiu drasticamente. Apenas 2% dos hospitais relatam ocupação de leitos clínicos acima de 80% enquanto na pesquisa anterior (12 a 19 de julho) 6% informavam ocupação acima de 80%. Hoje 38% dos hospitais relatam ocupação de leitos clínicos entre 51% e 70% e 27% registram ocupação entre 71 % e 80%, sendo que na última pesquisa eram 61% que infomavam ocupação entre 71% e 80%.

Segundo o médico Francisco Balestrin, presidente do SindHosp, a pressão por atendimento Covid vem diminuindo nas últimas semanas nos hospitais privados e, simultaneamente, também vem aumentando o índice de cirurgias eletivas. “Hoje 29% dos hospitais relatam aumento de 20% das cirurgias eletivas e 18% deles apontam aumento de 30% das cirurgias eletivas. Esses dados indicam que está havendo um movimento de retomada dos atendimentos não-Covid nos hospitais, mas não há filas de espera na maioria dos serviços”, informa. No entanto, apesar do avanço da vacinação, o médico recomenda a manutenção dos protocolos de segurança à saúde: máscara, lavagem de mãos e distanciamento social.

Fila para atendimento de pacientes não Covid

67% dos hospitais informam não ter fila para atendimento de pacientes não-Covid.

Problemas no enfrentamento à Covid

O afastamento de colaboradores por problemas de saúde continua sendo o maior entrave ao atendimento de paciente Covid para 46% dos hospitais enquanto na pesquisa anterior eram 59% dos hospitais que tinham essa queixa. Soma-se nesta pesquisa que 32% dos estabelecimentos de saúde apontam a falta de outros profissionais de saúde e 21% registram a falta de médicos como problemas no enfrentamento à pandemia.

Estoque de medicamentos

36% dos hospitais têm estoque para 10 dias
5% dos hospitais têm estoque para 15 dias
41% dos hospitais têm estoque para até 1 mês
14% dos hospitais têm estoque para mais de 1 mês
5% dos hospitais têm estoque para uma semana

Estoque de O2

37% dos hospitais têm estoque para 15 dias
33% dos hospitais têm estoque para até 1 mês
11% dos hospitais têm estoque para mais de 1 mês

Faixa etária dos pacientes

77% dos pacientes clínicos têm entre 41 a 50 anos (na pesquisa anterior eram 71%)
85% dos pacientes de UTI têm entre 51 a 60 anos (na pesquisa anterior eram 28% dos pacientes de UTI entre 41 a 50 anos)

Tempo médio de internação

88% dos pacientes clínicos ficam internados de 8 a 14 dias (na pesquisa anterior eram 66%)
79% dos pacientes de UTI ficam internados de 15 a 21 dias (na pesquisa anterior eram 62%)

***O SindHosp é o maior e mais antigo sindicato de saúde da América Latina com 55 mil serviços de saúde e fundado em 1.938.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar