Brasil,

Nova plataforma para gestão de refeições hospitalares

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  ProConcept
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

O sistema Nutriflow permite automatizar e facilitar o gerenciamento de uma das áreas mais críticas e essenciais dos hospitais e clínicas de saúde

Garantir a segurança alimentar dos pacientes para que recebam as refeições certas nos horários pré-determinados e ao mesmo tempo contar com uma gestão eficiente de tudo o que envolve essa atividade é uma das principais preocupações dos hospitais. Para atender a essa necessidade, a ProConcept está oferecendo ao mercado o Nutriflow, uma plataforma que possibilita planejar e monitorar em tempo real a distribuição de refeições hospitalares, permitindo o gerenciamento de toda a operação e transformando os dados colhidos em informações úteis para tomada de decisão, melhoria da qualidade, redução de desperdícios e aumento da satisfação do paciente, bem como a de seus acompanhantes e corpo clínico.

A ideia do desenvolvimento dessa solução surgiu após uma conversa entre Roberto Rocha, diretor comercial da ProConcept, e Cláudia Costa, especialista em Facilities Healthcare, sobre a complexidade e diversidade de serviços que são realizados no ambiente hospitalar e da falta de sistemas para gerenciar principalmente as atividades de bastidores, dentre as quais se incluem as de distribuição de refeições. São tarefas como essa e as de hotelaria, rouparia, limpeza, segurança, entre outras que estão a cargo de um time de profissionais de apoio nos hospitais e que são tão essenciais quanto o trabalho de médicos, enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos e dos demais especialistas que compõem a equipe assistencial, mas que passam despercebidas pelas pessoas em geral.

“A Cláudia Costa possui mais de 20 anos de atuação no segmento hospitalar e já tinha um projeto para criação de um sistema que fosse capaz de sincronizar e fazer a gestão da distribuição de refeições dentro dos hospitais. E eu vislumbrei um nicho de mercado interessante que poderia ser explorado pela ProConcept, especializada no desenvolvimento de soluções digitais. Então decidimos unir nossas competências e dessa parceria resultou o Nutriflow”, explica Rocha.

O trabalho de distribuição de refeições envolve várias tarefas que hoje ainda são feitas manualmente nos hospitais. As copeiras são encarregadas de montar as bandejas com vários itens de alimentação que são prescritas pelos nutricionistas para cada paciente, sendo incumbidas também de fazer a entrega nos quartos e depois essas bandejas precisam ser recolhidas e higienizadas para que possam ser feitas as próximas entregas. “Resolvemos organizar esse serviço através de uma plataforma de tecnologia que monitora em tempo real toda a parte de planejamento das refeições, sua distribuição, entrega e recolhimento, ou seja, toda a logística desse processo”, explica Rocha.

Como funciona

A plataforma Nutriflow é hospedada na nuvem da ProConcept e disponibilizada no modelo SaaS (Software as a Service). Por meio dela, os profissionais da SND (Serviço de Nutrição e Dietética) fazem o mapa de distribuição das refeições que serão entregues nos leitos dos hospitais. No sistema são registrados os funcionários que farão a distribuição, os quais, por meio de um tablet (nutrimob), munido com o software softflow, informam quando e onde cada refeição está sendo entregue. “Dessa forma, eles deixam de registrar essas anotações numa papeleta e passam a fazê-las por meio do tablet, o que possibilita aos gestores da área acompanhar em tempo real todo esse trabalho”, destaca Rocha. Segundo o executivo, os hospitais têm grande dificuldade para controlar esses KPIs e o sistema permite fazer uma gestão mais assertiva detectando falhas, atrasos e pesquisa de satisfação em tempo real, o que leva a uma redução de custos e principalmente de desperdício.

Outro aspecto importante é que além de otimizar a gestão, a plataforma possibilita obter de forma imediata um feedback dos pacientes. “Normalmente essas pesquisas de satisfação são feitas quando o paciente está deixando o hospital. Mas se já no primeiro dia ele fizer uma reclamação, isso irá gerar um alerta para a equipe SND verificar o que está acontecendo para fazer correções ou ajustes nas refeições, proporcionando para o paciente uma experiência de estadia melhor”. Rocha acrescenta que no caso de o paciente rejeitar a refeição, ou cancelar a do acompanhante, essa informação é registrada imediatamente no sistema, evitando o desperdício de alimentos, o que também contribui para reduzir custos de forma considerável.

A implantação do Nutriflow é rápida e simples e a plataforma pode ser acessada no hospital e também remotamente pelos gestores através de desktop, tablet ou celular. O sistema gera os mapas de distribuição e define as etapas do serviço de refeição (desjejum, lanche, almoço, café da tarde, jantar, ceia e extras) que são personalizadas para cada hospital. Por meio do Nutriflow é feita a coordenação e distribuição para os responsáveis pela montagem das bandejas, controlando inclusive a logística reversa (recolhimento de bandejas e carrinhos de transporte).

A distribuição das refeições é uma atividade realizada diariamente e envolve 18 horas de trabalho, dez etapas de serviço para pacientes e seis para acompanhantes. “Em um hospital com 200 leitos, são realizados em média 3.200 atendimentos desse tipo por dia para satisfazer as necessidades dos pacientes e acompanhantes, bem como do corpo clínico”, exemplifica Rocha. A plataforma também pode disponibilizar aos pacientes, através QRCode, o cardápio digital com fotos e vídeos sobre o programa alimentar do dia.

“Esse é um nicho de mercado muito interessante para a ProConcept e acreditamos que vamos ganhar espaço numa área ainda pouco explorada pelos desenvolvedores de soluções. Atualmente estamos iniciando um projeto piloto de implantação do Nutriflow numa grande rede de hospitais de São Paulo”, conclui Rocha.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar