Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Dia do Pediatra: os desafios do profissional na UTI Neonatal

A dedicação de uma especialidade que lida diariamente com casos sensíveis de bebês prematuros que muitas vezes foge do que foi idealizado pela família

“Cada dia de vida do prematuro é um dia a mais na batalha pela vida, cada dia conta, cada dia é uma vitória”, este é o otimismo do médico pediatra neonatologista Ênio Torricillas (CRM 12994 PR - RQE 4259) do Hospital Santa Cruz, que encara diariamente os desafios da profissão. Ele lida diretamente com histórias sensíveis de bebês prematuros e suas famílias. Especializado no período que compreende do nascimento ao 28º dia de vida do bebê, o neonatologista tem formação específica para tratar disfunções que precisam de maior atenção e cuidados intensivos já nos primeiros segundos de vida.

A UTI neonatal é um ambiente diferente das demais UTIs. Ali, os profissionais lidam com pacientes que na maioria dos casos nem terminaram a formação de seus órgãos no período intrauterino, sendo necessário investir tecnologia avançada e muita dedicação por parte de toda a equipe, para proporcionar aos prematuros ou a termos com alguma complicação, um processo de amadurecimento diário, até que estejam prontos para sobreviver fora dos cuidados e intervenções da UTI. “Um dos maiores desafios do pediatra de UTI Neo é proporcionar ao bebê prematuro um desenvolvimento saudável para ele no futuro”, completa Dr. Ênio.

Não é só com o bebê que esta especialidade precisa ter os devidos cuidados. A família também é envolvida durante todo o processo em que o seu bebê, seu bem mais precioso, está, muitas vezes, afastado dos pais: “Cabe a nós termos sensibilidade no trato com a família, que idealizava uma situação totalmente diferente. Alguns procedimentos, que para o médico são rotina, para a família podem ser desesperadores, eles têm dúvidas, angústias, carregam culpa. Cabe a nós administrarmos essa mistura de sentimentos e tranquilizarmos sobre o tratamento proposto ao paciente”, explica o pediatra. Para o especialista, a equipe multidisciplinar é fundamental para atuar no processo de aceitação e na experiência do nascimento de um bebê que precisou passar pela UTI neonatal.

Dentre tantas histórias marcantes, o médico neonatologista Ênio Torricillas afirma que “tratar recém-nascidos extremamente prematuros, de 25 semanas, com 500g, por exemplo, desafiado por três a quatro meses de diferença e acompanhar o desenvolvimento após a UTI, é fazer parte da história de vida desses ‘apressadinhos’. Eu mesmo, tenho duas pacientes gêmeas, hoje com 17 anos, mas que passaram pela UTI do Hospital Santa Cruz, e hoje, inspiradas nos cuidados que receberam do na época do ‘tio Ênio’, pretendem fazer medicina, inclusive para a mesma área de especialização”, comenta.

Para tantos casos delicados, a alta médica, sem dúvidas, é o maior orgulho para o pediatra: “Saber que as horas de plantão, de estudos e dedicação contribuíram para realizar o sonho de poder carregar nos braços o recém-nascido e que, a partir daquele momento, a vida deles seguirá naturalmente, é incrível. Nos casos dos bebês de UTI neonatal, seguir a caminhada tão sonhada pela família, e que por ora foi interrompida pela prematuridade, nos enche de orgulho. Mostra que nosso trabalho foi fundamental. É muito gratificante ver a família iniciando uma história que há alguns anos, ou ainda em alguns locais não seria escrita, e que hoje, com tecnologia e dedicação, é possível fazermos deste ambiente uma verdadeira segunda barriga da mãe, até que eles estejam prontos para nascer”, finaliza Torricillas.

Cuidado Integral na UTI Neonatal do Hospital Santa Cruz

Em 2019 o Hospital Santa Cruz inaugurou sua nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal. Com 40% mais leitos, a instituição investiu em mais segurança assistencial e reforçou o atendimento humanizado aos bebês e seus familiares. Desde então, a nova UTI Neonatal fortalece o compromisso do Hospital Santa Cruz com o bem-estar e o cuidado integral aos bebês e ao público feminino. Além dos serviços de urgência e emergência, a instituição oferece atendimento ambulatorial de baixa à alta complexidade em ginecologia e obstetrícia por meio do Centro de Especialidades em Saúde da Mulher.

Sobre o Hospital Santa Cruz

Fundado em 1966, o Hospital Santa Cruz está localizado no bairro Batel, em Curitiba (PR), e, desde junho de 2020, é unidade integrante da Rede D'Or São Luiz - maior rede de hospitais privados do país com atuação no Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Bahia, Sergipe e Paraná. O Hospital Santa Cruz é considerado um centro de alta complexidade no atendimento das áreas de Oncologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Neurologia, Ortopedia, Pronto-Atendimento e Maternidade. Com estrutura e equipe multidisciplinares, equipamentos de última geração e um moderno centro cirúrgico, oferece cuidado de alta qualidade centrado no paciente, segurança assistencial e humanização do atendimento. É reconhecido com o selo de Acreditação com Excelência Nível III, entregue pela ONA, sendo a instituição acreditada nesta categoria por mais tempo no Estado. Mais informações em www.hospitalsantacruz.com.

Sobre a Rede D'Or São Luiz

Fundada em 1977, a Rede D'Or São Luiz é a maior rede de hospitais privados do Brasil, com presença em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe, Bahia e Ceará. O Grupo opera com 52 hospitais, sendo 51 próprios e um hospital sob gestão. Atualmente a Rede D'Or contabiliza 7 mil leitos operacionais, e tem planos de chegar a 11 mil até 2022. São, ao todo, 51,1 mil colaboradores e 87 mil médicos credenciados, que realizaram 1,2 milhão de atendimentos de emergência, 254 mil cirurgias, 32 mil partos e 383 mil internações nos últimos 12 meses, além de 9,6 mil cirurgias robóticas desde o início do serviço, há cinco anos. A Rede D'Or São Luiz também conta com a Oncologia D'Or, rede de clínicas especializadas em tratamento oncológico em que está presente oito estados brasileiros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo