Brasil,

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Eduardo
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde

Frente fria - Cuidados necessários com as crianças

Entre as orientações estão vacinação em dia, importância da higiene nasal, e evitar banhos extremamente quentes

Com a chegada do inverno, não existe nada melhor do que aproveitar o tempo frio debaixo das cobertas. Mas, quando se trata de crianças, fica impossível, já que os pequenos querem mais explorar o ambiente e passear pela rua, principalmente nesse momento de isolamento social.

Nesta época observa-se o aumento de doenças respiratórias, como a gripe, isso ocorre por conta de fatores como alterações de temperatura e baixa umidade do ar. No inverno as pessoas tendem a ficar em ambientes fechados, pouco ventilados e com isso aumenta-se a transmissão de doenças bacterianas e virais. Dessa forma, é importante manter a atenção nas crianças, tendo em vista que são um dos grupos mais afetados com as alterações climáticas. A Dra. Patty Terrível, pediatra humanizada, separou algumas dicas importantes para se ter com as crianças na mudança de estação.

“Eu sempre falo da importância da vacinação, ela é o principal caminho para imunização de diversas doenças. Até mesmo a gripe, que inclusive está acontecendo a campanha de vacinação e vale a pena consultar os postos de saúde”, comenta Dra. Patty Terrível

- Tempo Seco - no inverno é mais seco e, por isso, é muito importante fazer higiene nasal nas crianças com soro fisiológico, assim a gente umidifica as vias aéreas e melhora a hidratação.

- Banhos Quentes – evite banhos muito quentes, por mais frio que esteja, e não deixe que as crianças tomem banhos demorados, pois isso colabora para a pele seca e pode até escamar.

- Hidratantes – para evitar o ressecamento da pele, o uso de hidratantes é fundamental, principalmente logo após o banho, em todas as estações, em principal nas mais frias.

- Aquecedor – Se a casa for muito fria, vale a pena ligar o aquecedor no quarto antes de dormir, de modo que fique mais aconchegante.

- Beber Água – Apesar de se beber menos água no inverno, é de extrema importância oferecer para as crianças com frequência, isso ajuda na hidratação.

- Ambiente Umidificado – Ao contrário do que se pensa, no inverno o tempo é mais seco, manter o ambiente umidificado, seja com umidificadores elétricos ou deixar uma bacia com água embaixo da cama, ajuda a aumentar a umidade do ar.

“Acredito que esses são cuidados mínimos, mas de extrema importância para com os pequenos nessa época. Além disso, manter sempre uma alimentação saudável, consumir frutas ricas em vitamina C, que ajudam a aumentar a imunidade, usar roupas adequadas, evitar lugares muito aglomerados e principalmente durante essa pandemia, evitar de ir a pronto socorro e correr riscos de pegar outras doenças.”, comenta a pediatra.

Sobre a Dra. Patty Terrível

A Dra. Patrícia Terrível, conhecida como Patty Terrível, é uma pediatra pró-amamentação, neonatologista, formada pela universidade de Santo Amaro, Residência médica no Hospital Municipal Carmino Caricchio. Trabalha também com transporte aeromédico. Patrícia possui cursos complementares em manejo clínico de aleitamento materno, monitoria de reanimação neonatal, monitoria no método Canguru e é idealizadora do projeto Corrente de Amor pelo SUS.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar