Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Teleassistência: seis dicas para profissionais da saúde se comunicarem melhor com os pacientes

Curso gratuito lançado pela AsQ Mind tem especialistas do mercado e fica aberto até dia 30 de agosto

A pandemia do coronavírus popularizou o atendimento à saúde feito de forma remota - teleassistência - e trouxe novos desafios para os profissionais da área. Um deles é a necessidade de aprimorar a comunicação com os pacientes, já que o contato passou a ser apenas por vídeo e voz.

Para ajudar a comunicação entre paciente e profissional da saúde, a AsQ Mind, plataforma de ensino do setor, lançou o curso gratuito Desafios da Comunicação na Teleassistência à Saúde. Ele ensina técnicas e estratégias para melhorar a comunicação e superar barreiras que dificultam essa conexão. As inscrições gratuitas estão abertas até 30 de agosto.

Sobre o curso

O curso é ministrado pelo enfermeiro Everson Bertazo, especializado em Psicologia Positiva, Ciência do Bem-Estar e Autorrealização, e pela psicóloga Débora Almeida, com formação em Personal & Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching e especialização em Mindfulness pela Nutrição & Consciência. Nele, o aluno vai aprender sobre linguagem não-verbal por meio da comunicação assertiva e empática, conceito desenvolvido pelo psicólogo Marshall Rosenberg.

“As pessoas costumam achar que ser empático é se colocar no lugar do outro, mas na verdade a empatia acontece quando você se coloca no lugar do outro para entender o que o outro precisa - e não para imaginar o que você faria se estivesse no lugar dele”, diz Débora. “Muitas vezes o paciente que está do outro lado da tela ou do telefone está numa situação de emergência e as informações não estão claras. O primeiro passo é entender o problema pelo ponto de vista dele”, acrescenta Everson.

Os dois profissionais deram dicas para melhorar a comunicação na teleassistência:

1. Seja gentil sempre - a gentileza gera acolhimento
2. Faça uma escuta ativa - procure entender o pedido por trás da mensagem. Se necessário, faça uma pergunta aberta para que ele possa explicar melhor o contexto
3. Entendido o problema, faça perguntas fechadas, que possam ser respondidas com sim ou não
4. Seja empático - ouça sem julgamentos para identificar a real necessidade do paciente
5. Faça uma observação objetiva dos fatos, sem tentar projetar as suas próprias vivências no outro
6. Ao final do atendimento, valide todas as tratativas


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo